O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 1,4 ponto de janeiro para fevereiro de 2021, passando de 60,9 pontos para 59,5 pontos, informou nesta quarta-feira (10) a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa foi realizada com 1.336 empresas, de 1 a 5 de fevereiro.
Apesar da segunda queda consecutiva do indicador, os números mostram que os empresários ainda seguem "confiantes". Pela metodologia utilizada, o índice varia de zero a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário e, abaixo desse patamar, falta de confiança.
"O ICEI recuou 3,6 pontos nos últimos dois meses, mas continua acima não só da linha divisória de 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança, como também de sua média histórica, de 53,8 pontos", acrescentou a entidade.
De acordo com o gerente de Análise Econômica da entidade, Marcelo Azevedo, a queda da confiança foi causada principalmente pela avaliação das condições atuais das empresas e da economia brasileira, que se tornou menos positiva.
"A percepção do estado atual da economia brasileira e das empresas é de melhora na comparação com os últimos seis meses, mas essa visão já foi mais forte e disseminada entre os empresários. É um indicador para ser acompanhando, pois o otimismo é importante para estimular a produção, o investimento e a geração de empregos. Esses fatores são fundamentais para a continuidade da recuperação econômica", avaliou.
Fonte: G1