A diretoria da Associação Latino-Americana de Supermercados (Alas), presidida desde 2010 pelo presidente do Conselho da Abras, João Carlos de Oliveira, foi reeleita para mais um biênio – 2012-2013. A Alas reúne supermercadistas de 18 países da América Latina e Estados Unidos. A eleição, que aconteceu no mês de setembro de 2011, durante a 45ª. Convenção Abras, em Campinas (SP), confirmou a manutenção de toda a diretoria em vigência (veja quadro) e a inclusão do superintendente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Tiaraju Pires, como diretor da Alas.
João Carlos e toda diretoria tomaram posse em janeiro deste ano com o objetivo de continuar fortalecendo ainda mais os laços entre os países membros, buscando levar informação e nivelar o conhecimento de todos, com vistas à melhoria permanente do setor supermercadista no continente.
“Ter a possibilidade de permanecer na presidência da Alas por mais dois anos significa poder dar continuidade aos trabalhos que implantamos em 2010, que passam pelos pilares: informação, capacitação e formação. Pretendemos dar mais informações aos países integrantes, e aos que podem se juntar à entidade, por meio do nosso site, que foi totalmente reformulado, e também pela newsletter, que é distribuída para um mailing de quatro mil pessoas”, destaca o presidente João Carlos de Oliveira.
Nas áreas de formação e capacitação, o presidente da Alas ressalta que alguns cursos da Escola nacional de Supermercados, da Abras, serão traduzidos e disponibilizados para supermercados de outros países, além de estudos e pesquisas abrangendo os mais variados temas.
Outra forma de aproximar os países integrantes da Alas, segundo João Carlos de Oliveira, será a realização de um grande evento anual reunindo supermercadistas e fornecedores com o objetivo de estimular a capacitação e relacionamento. Oliveira lembra que os países membros da Alas somam cerca de 18 trilhões de dólares de Produto Interno Bruto (PIB).
“Só no varejo movimentamos quase 4 trilhões de dólares, atendendo a uma população de cerca de 840 milhões de habitantes, o que reforça a necessidade de estimular a cooperação e o livre-comércio na região.”
Diretoria da Alas
João Carlos de Oliveira (presidente)
Tomislav Kuljis (primeiro-vice presidente)
Carlos Carvalho (segundo vice-presidente)
Ignacio Tatto Amador (diretor-geral)
Vicente Yánez Solloa (tesoureiro)
Atilano Cordero Badillo (presidente do conselho dos ex-presidentes)
Elzear Salema (diretor)
Ferdysac Márquez (diretor)
Tiaraju Pires (diretor)
Aquileo Sanchez (secretário)