Nos três dias do evento, o público conheceu as novidades em produtos, equipamento, tecnologia e serviços
A Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) estimava que a Expofood 2012 gerasse R$ 130 milhões em negócios, valor que foi ultrapassado, fechando em R$ 140 milhões, segundo a Asserj, pelos cerca de 380 expositores que ocuparam mais de 200 estandes no pavilhão 4 do Riocentro. Durante os três dias, a Expo Food 2012 recebeu 47.898 visitantes.
“Os resultados não poderiam ser melhores. O público prestigiou nosso evento e os negócios superaram nossas expectativas”, avaliou Aylton Fornari, presidente da Asserj. Simultaneamente à feira, foram realizadas a 24a Convenção Supermercadista, o 13o Seminário Nacional de Panifi - cação & Confeitaria, e ainda o 16º Gourmet Show, que reuniu chefs italianos como Sergio Micco, presidente da Associação de Pazzaiolos de Nápolis (APN), Ernesto Pacifi co, campeão mundial de Pizzaiolos, e Mario Tacconi, diretor-regional da Federação Italiana de Chefs.
Reforçando a participação internacional no evento, a Super Rio Expo Food 2012 reservou espaço para a 1a Brasil Internacional Wine Fair, que reuniu sommeliers e chefs em ações temáticas e harmonizadas. Organizada pela Essência do Vinho Brasil, o espaço ocupou uma área de 1000 m2 e apresentou rótulos de referência da Europa e do chamado novo mundo.
Segundo os organizadores, a Brasil Internacional Wine representou o início de uma nova etapa para a Essência do Vinho e marca a chegada de sua fi lial no Brasil. “Depois de realizarmos eventos para clientes portugueses no Brasil, a Essência do Vinho Brasil atuará exclusivamente no mercado nacional promovendo iniciativas enogastronômicas de grandes dimensões, não só no Rio de Janeiro, mas em outras capitais do País, explica Nunes Pires, diretor da Essência.
O Sebrae Nacional também marcou presença na Expo Food 2012 com o programa Comércio Brasil, promovendo sua tradicional Rodada de Negócios. O Comércio Brasil reuniu 21 empresasâncoras e 100 fornecedores de todo o Brasil. Apenas nos dois primeiros aconteceram 290 encontros, que resultaram R$ 7 milhões de negócios.