Mercosuper - Resultados ficam acima da expectativa

Leia em 2min 30s

Evento reuniu mais de 50 mil visitantes e encaminhou negociações na ordem de R$ 600 milhões


Oportunidades e sustentabilidade dos negócios. Esses foram o pilares da 31ª edição da Feira e Convenção Paranaense de Supermercados (Mercosuper 2012). Promovida pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras) entre os dias 16 e 18 de abril, no Expotrade, em Pinhais (PR), o evento recebeu 50 mil visitantes e reuniu mais de 200 expositores. Alguns deles, inclusive, vindas de outros Estados, como Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, e de outros países, como Paraguai e Argentina.


 As negociações durante a feira bateram a marca dos R$ 600 milhões. De acordo com o diretor comercial da Apras, Walde Renato Prochmann, o crescimento da Mercosuper tem sido bastante expressivo nos últimos 10 anos. ”Aumentamos em 80% a área de exposição e o número de visitantes cresceu acima dos 300% neste período”, explica.


Segundo o presidente da Apras, César Tozetto, a convenção deste ano teve um movimento superior em comparação com as outras feiras, com expositores satisfeitos e animados. “Tenho sentido um bom clima e bons negócios sendo gerados. Em 2012, mais uma vez a feira ocupou quase que a totalidade do pavilhão”, afi rma Tozetto.


Um dos principais atrativos disponibilizados aos visitantes foi o espaço criado especialmente para reunir os produtos orgânicos e sustentáveis, um item que cada vez está recebendo mais atenção por parte do varejo e do consumidor. O local viabilizou a apresentação de tendências para esse mercado em franco crescimento e, o mais importante, realizou o lançamento nacional do cadastro nacional de produtos e empresas orgânicas.
O intercâmbio de informação também teve espaço garantido na Mercosuper 2012. Ao todo, onze palestras foram ministradas por renomados profi ssionais. Um dos destaques foi a palestra do empresário, publicitário e mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm, Walter Longo, que falou sobre o universo digital e também sobre a importância de o profi ssional saber se reinventar ao longo de sua carreira. “Ser sustentável é, antes de tudo, reciclar ideias e rever conceitos”, disse o empresário, que destacou ainda que só terá lugar reservado no futuro empresas e profissionais com capacidade de aprender, desaprender e reaprender.


Ao término da feira, se cumpriu o compromisso de auxiliar instituições benefi centes de Curitiba e região com a iniciativa Apras Mulher, braço de responsabilidade social da Apras, que consiste no recolhimento de produtos de expositores e o repasse para doações. Também foi realizado o Top de Categoria, que premiou os fornecedores de destaque do varejo no ano de 2011.


O encerramento da feira contou ainda com a posse da nova diretoria da Apras, eleita no fi nal do mês de março para comandar a entidade no próximo triênio (2012/2015).


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais