Negócios fechados durante a feira cresceram 10,7% em relação à edição anterior. No total, 38,6 mil visitantes prestigiaram o evento
A 31ª Convenção Gaúcha de Supermercados (Expoagas), promovida entre os dias 21 e 23 de agosto no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre (RS), cumpriu com a sua missão de fomentar negócios e disseminar conhecimento. Antônio Cesa Longo, presidente da Agas:"O aumento das vendas na feira superou as expectativas do setor supermercadista gaúcho para este ano, que projeta um crescimento de 5% a 7% no acumulado de 2012". No total, a Expoagas 2012 contou com a presença de 340 expositores e 38,6 mil visitantes - destes, 85,12% são varejistas
O evento viabilizou transações na ordem de R$ 304,2 milhões, valor 10,7% superior ao ano passado. O resultado em questão é atribuído aos investimentos da indústria em inovação e condições especiais de pagamento. No total, a Expoagas 2012 contou com a presença de 340 expositores e 38,6 mil visitantes - destes, 85,12% são varejistas.
"Durante os três dias, 4.780 empresas varejistas visitaram a Expoagas, número 10,5% superior em relação à edição passada", comemora o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo. "Além disso, 9,8% dos negócios foram feitos com fornecedores de equipamentos e máquinas para supermercados, açougues e padarias, mostrando que o setor está atento à modernização e à expansão de lojas", observa Longo.
A venda média por empresa expositora foi de R$ 894,7 mil, puxada, sobretudo, pelos negócios realizados envolvendo as indústrias de laticínios, vinhos, produtos de limpeza e automação comercial. "O aumento das vendas na feira superou as expectativas do setor supermercadista gaúcho para este ano, que projeta um crescimento de 5% a 7% no acumulado de 2012", esclarece o presidente da Agas.
Durante os dois primeiros dias da feira, o Instituto Segmento Pesquisas ouviu 100 expositores de todos os portes para saber o grau de satisfação com a Expoagas 2012. O levantamento apontou que aumentar o relacionamento com o setor supermercadista (76%) e potencializar negócios/vender (66%) foram as duas principais motivações para participação no evento.
O principal alvo de negociações dos expositores foi o mercado gaúcho. Do total de negócios concretizados nestes três dias, 70,5% foram fechados com varejistas do Rio Grande do Sul, 21,6%, com varejistas de outros estados brasileiros, e 7,72%, com profissionais e empresários do varejo de outros países da América Latina.
Para o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, que compareceu à Expoagas, este tipo de ocasião traz uma série de benefícios para o setor.
"Esses encontros favorecem a geração de negócios, bons debates, troca de conhecimento, interação entre os elos da cadeia supermercadista e atualização profissional", observa Sussumu. "Trata-se de um ambiente que contribuiu para o fortalecimento do mercado".
A fabricante de Softwares Ciss é um dos exemplos de empresas que apostaram no potencial mercadológico da Expoagas. De acordo com o diretor comercial, Antônio de Lima Júnior, a empresa marcou presença no evento para apresentar o seu portfólio de soluções para o varejo, que inclui ferramentas como o BI-CISS, um sistema de Business Intelligence que utiliza o conceito de computação em nuvem (Cloud Computing).
A Vonpar Alimentos também aproveitou a feira para apresentar sua nova linha de confeitos. "Essa é uma grande oportunidade para divulgarmos nossos produtos e fecharmos novas parcerias", afirma o gerente de Marketing da companhia, Juan Pablo Boeira. A Agas já tem data marcada para a Expoagas 2013. A próxima edição do evento acontecerá entre os dias 20 e 22 de agosto, também no Cento de Eventos da Fiergs.