Pelo segundo ano consecutivo, a entidade promove ações em sintonia com o movimento internacional "Outubro Rosa"
Durante este mês, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) promoverá atividades em apoio à Campanha Pense Rosa, coordenada pela ONG Orientavida. A iniciativa nasceu do movimento internacional ‘Outubro Rosa', que ocorre em vários países com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção ao câncer de mama e estimular a participação da população, empresas e entidades.
O Pense Rosa foi lançado em 2009, com ações no Vale do Paraíba. Em 2010 se expandiu, alcançando 41 cidades, entre o Vale, o Litoral Norte e o Alto Tietê. Em 2011, a campanha Rosa chegou à capital, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e apoio da APAS, envolvendo outras cidades do Estado, como Americana, São Caetano, Bebedouro e Barretos. Este ano, o movimento também está sendo levado à Bahia e está buscando espaço em outros estados.
Outubro é o mês oficial de combate ao câncer de mama. No mundo todo, as fachadas de diversos prédios e monumentos são iluminadas com a cor rosa, como: Torre Eifel, Casa Branca, Estátua da Liberdade, Cristo Redentor, Elevador Lacerda - um dos principais pontos turísticos de Salvador (BA), Ponte Hercílio Luz (Florianópolis), Instituto do Câncer de São Paulo, prefeituras, alguns prédios da Esplanada, como a Câmara dos Deputados e o Senado Federal em Brasília, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) na Avenida Paulista, entre outros, simbolizando mundialmente a luta contra o câncer de mama.
Até o dia 31 de outubro, a APAS colocará faixas cor de rosa na fachada do prédio, banner no site, matéria na revista institucional e também fará campanhas junto aos supermercados para a distribuição de folders que trazem informações importantes sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de conscientizar e divulgar os direitos da mulher de fazer mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a Lei Federal nº 11.664/2008.
A organização e o planejamento das ações ficam a cargo do Departamento de Responsabilidade Social da APAS. "O Pense Rosa, que faz parte do movimento Outubro Rosa, é uma excelente oportunidade para sensibilizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce, visando maiores chances de cura ao câncer de mama", afirma Virgínia Galassi, primeira-dama da APAS e integrante da diretoria de Responsabilidade Social. "Essa é uma causa nobre".
O material informativo será disponibilizado pela APAS aos seus associados, que poderão utilizá-lo nas lojas ou em suas peças promocionais (o download pode ser feito pelo portal da Associação).
No ano passado, a APAS iluminou a fachada do prédio e promoveu uma caminhada em Campos do Jordão em julho, reunindo toda a diretoria da entidade, com engajamento da população.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Apas/Portal Abras