Na 15ª. Edição, expositores mostram diversas novidades em produtos e serviços
A 15ª SuperNorte - Convenção de Supermercados e Fornecedores da Região Norte realizada de segunda feira, 15, até hoje, 17, pela Associação Paraense de Supermercados (Aspas), no Hangar Centro de Convenções & Feiras, na cidade de Belém, Pará, conta com a participação de supermercadistas de toda a região Norte do País, além de visitantes de vários Estados das outras regiões. Ao todo, entre supermercadistas, fornecedores e importantes autoridades de governo, o evento deve somar mais de 35 mil visitantes.
Na abertura do evento, 15 presidentes de associações estaduais de supermercados prestigiaram a cerimônia, além do presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, o presidente da Associação Latino-Americana de Supermercados (Alas), João Carlos Oliveira, o governador do Estado do Pará, Simão Jatene, além de diversas autoridades paraenses.
Com o tema "O consumidor atual e o novo supermercado", a SuperNorte 2012 mostra a sintonia do setor de autosserviço da região Norte com o ritmo das inovações e tendências mundiais do varejo.
Durante a abertura do evento, o presidente da Aspas, Fernando Yamada, destacou que os 15 anos de sucesso da SuperNorte têm revelado a evolução e a força do setor supermercadista regional. "Nosso objetivo é sempre reunir, em um mesmo espaço, indústria, micro e pequenas empresas, distribuidores, prestadores de serviços e empresários de todos os portes do autosserviço para promover seus produtos e serviços no melhor e mais moderno formato de exposição", disse Yamada.
O presidente da Aspas, fez um breve relato de toda a trajetória de sucesso da SuperNorte. A edição deste ano será sua última nesta gestão, já que em breve deve assumir a Presidência da Abras (candidato atual da eleição que ocorre dia 8 de novembro próximo). Yamada será substituído na entidade estadual pelo supermercadista José Oliveira, da rede
Formosa Supermercados.
O presidente da Abras, Sussumu Honda, destacou no evento que o setor de supermercados deverá crescer 5% este ano, apesar da conjuntura econômica na Europa e nos EUA e ressaltou os esforços do setor para a isenção de impostos para os produtos da cesta básica, além do fim do PIS/Cofins nas carnes. Outros temas tratados pelos presidente da Abras foram a Campanha de Redução do Consumo de Sal, em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), além do Programa de Monitoramento de Agrotóxicos (RAMA), entre outras ações da entidade.
Foco no consumidor
"A sociedade muda e com ela os hábitos de consumo. Hoje, quando o consumidor vai às compras ele analisa os benefícios do produto para seu estilo de vida. Não está preocupado somente com o preço. Além de conveniência, ele quer produtos que promovam beleza, saúde, qualidade de vida e status social. Por isso, o autosserviço precisa estar conectado aos avanços para continuar crescendo", disse Yamada. Já o governador do Pará, Simão Jatene, um dos homenageados no evento, complementou em seu discurso: "O consumidor não pode ser apenas um número estatístico, ele é um sujeito com deveres e direitos, e a SuperNorte e os supermercados no dia a dia são espaços de construção de cidadania".
Além do governador foram homenageadas com diplomas de reconhecimento as oito empresas que estão na SuperNorte desde o começo do evento: Cerpa - presidente Juta Sibel; Compar - diretor Bruno Sobral; EBD - diretor Walmir Zanutti; Facepa - presidente Antônio Farah; Hiléia - diretor Hélio Melo; Mariza - presidente Flávio Costa; Olinda Distribuidora - presidente Targino Amaral; CDL Belém - presidente Álvaro Cordoval. Foram também homenageados o presidente da Abras, Sussumu Honda; presidente da Amaps, Josué Rocha; o secretário de Cultura, Paulo Chaves Fernandes; o prefeito Duciomar Costa, na presença do presidente da Alas, João Carlos de Oliveira.
A expectativa dos organizadores é de que a SuperNorte 2012 movimente cerca de R$ 30 milhões em negócios projetados para os próximos meses. Na feira de produtos, serviços e tecnologias 85 estandes entre indústrias, prestadores de serviço, distribuidores e representantes apresentam mais de 280 marcas. Já a Convenção SuperNorte trouxe nos três dias de evento diversas palestras e cursos de qualificação profissional voltados para ampliar o conhecimentos dos profissionais do setor.
Na realização da SuperNorte, a Associação Paraense de Supermercados (Aspas) conta com a parceria das associações supermercadistas dos estados do Amapá, Amazonas, Roraima e Maranhão, e o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).
Mais informações: www.aspas.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação da Aspas/Portal Abras