esq p/dir. vice-presidente da Abras, Marcio Milan, Luiz Antônio Bittencourt Teixeira, da Secretaria Municipal de Saúde, Denise de Oliveira Resende, gerente-geral de alimentos da Anvisa, Paulo Costa Santana, chefe da Vigilância Sanitária Estadual, Wanclei Said, diretor administrativo do Condor, José Agenor da Silva, diretor da Anvisa e Cesar Moro Tozetto, presidente da Apras | |
Loja Condor Nilo Peçanha é o hipermercado modelo da iniciativa
A campanha nacional de redução do consumo de sal foi lançada pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras) nesta segunda-feira (5), na loja Condor Nilo Peçanha, em Curitiba.
O objetivo da campanha, idealizada pela Abras em parceria com o Ministério da Saúde - Anvisa, é conscientizar o consumidor para os riscos que o uso do sal em excesso pode causar à saúde. De acordo com dados da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGPAN) do Ministério da Saúde, o consumo diário de sal é de 12 gramas, e o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de apenas 5 gramas.
Participaram do lançamento da campanha, o diretor da Anvisa, José Agenor da Silva, a gerente-geral de alimentos da Anvisa (DF), Denise de Oliveira Resende, o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, o chefe da Vigilância Sanitária do Estado do Paraná,Paulo Costa Santana, Luiz Antônio Teixeira, da Secretaria Municipal de Saúde, Wanclei Said, diretor adminstrativo do Condor, e Cesar Moro Tozetto, presidente da Apras.
O hipermercado Condor Nilo Peçanha foi a primeira loja entre todos os supermercados da capital paranaense a receber os materiais de apoio desenvolvidos pelo Ministério da Saúde para conscientização dos consumidores, que contemplam cartazes, faixas de gôndola e folhetos.
Além desses materiais, o Condor vai incrementar a campanha com outras ações, como dicas sobre o consumo de sal em seus tabloides, bem como em seus perfis nas redes sociais Facebook e Twitter, e anúncios nas rádios e TVs indoor.
O projeto piloto da campanha "Menos Sal. Sua saúde agradece" foi implantado em 2011 em lojas de Brasília e contou com o apoio da Associação de Supermercados de Brasília (Asbra). Em 2012, foi a campanha teve início em Santa Catarina, por iniciativa da Associação Catarinense de Supermercados.
Fonte: Portal Abras/ Assessoria de Comunicação da Apras