João Galassi, presidente da APAS, e Paulina Chamorro, idealizadora de prêmio "Pintou Limpeza"
A Associação Paulista de Supermercados (APAS) foi agraciada nesta terça-feira (13 de novembro) com o Prêmio "Pintou Limpeza", iniciativa das rádios Eldorado e Estadão ESPN para a discussão de questões ambientais. O presidente da entidade, João Galassi, recebeu o prêmio "Iniciativa do Ano" pelo incentivo à discussão sobre o uso de sacolas descartáveis. Empresas e demais entidades que têm colocado em prática ações de cunho socioambiental também foram homenageadas.
A cerimônia de premiação, realizada no restaurante Figueira Rubayat, em São Paulo, ocorreu durante o tradicional encontro de final de ano do Projeto Pintou Limpeza. Para o presidente João Galassi, o setor se sente agradecido e recompensado pelo reconhecimento das rádios Eldorado e Estadão ESPN ao trabalho que a APAS vem desenvolvendo em construir uma sociedade mais sustentável. "Hoje é um dia muito especial para nós, pois além da homenagem, recebemos a notícia da publicação de uma nota do Ministério do Meio Ambiente no Diário Oficial da União, sobre a instituição de um Grupo de Trabalho que irá estudar o consumo sustentável de sacolas plásticas e propor soluções ao consumo consciente do produto."
Também receberam a homenagem: Itaipu Binacional, com o projeto "Cultivando Água Boa" (categoria Empresa Cidadã); o cineasta Fernando Meirelles (Personalidade), por sua atuação na campanha contra o novo texto do Código Florestal; Compromisso Empresarial para a Reciclagem - Cempre (Instituição de Destaque), em razão de sua atuação como prestadora de informações sobre reciclagem; e Padre Rosalvino, da Obra Social Dom Bosco, de Itaquera (Menção honrosa), pelos anos de dedicação à frente da entidade. Da esq. para a dir.: o diretor de Meio Ambiente da Itaipu Nelton Friedrich; o diretor executivo do CEMPRE - Compromisso Empresarial para a Reciclagem André Vilhena; o cineasta Fernando Meirelles; o presidente da APAS João Galassi; o diretor de políticas públicas do SOS Mata Atlântica Mário Mantovani; e Padre Rosalvino, da Obra Social Dom Bosco
O júri foi composto por Oded Grajew (Rede Nossa São Paulo), Mario Mantovani (SOS Mata Atlântica), Luciana Constantino (Estadão), Elisa Prado (Tetra Pak), Paulo Pompilio (Grupo Pão de Açúcar) e Paulina Chamorro (rádios Eldorado e Estadão ESPN). Os jurados foram convidados a indicar nomes de pessoas, empresas e instituições e, com base nessa lista, votaram conforme as categorias do prêmio. "Divulgar essas iniciativas que, na maioria das vezes, ficam escondidas é nosso papel como veículos de comunicação que têm entre seus principais valores a questão socioambiental", conclui Paulina Chamorro, apresentadora e editora de Meio Ambiente da Eldorado e idealizadora de prêmio.
O projeto
Criado em 2000, o Projeto Pintou Limpeza, veiculado nas rádios Eldorado e Estadão ESPN, oferece à sociedade informações sobre questões ambientais por meio de boletins. Além disso, dá dicas sobre reciclagem e alerta sobre os problemas causados pelo descarte incorreto do lixo, bem como pelo consumo irresponsável dos recursos naturais.
Fonte: Portal Apas