O Faturamento Real dos Supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPCA/IBGE) apontou, em fevereiro, crescimento de 1,4% no conceito mesmas lojas (as em operação no tempo mínimo de 12 meses) em comparação a 2012. Em fevereiro do ano passado, o crescimento foi de 9,8% em relação a 2011.
Quando comparado a janeiro, o setor apresentou uma queda já esperada de 4,1%, visto que fevereiro é o mês com menos dias úteis no ano e, sendo assim, as vendas tendem a ser menores. No carnaval, no entanto, as vendas tiveram elevação em decorrência das vendas de bebidas e carnes. Em relação a 2012, o setor registrou crescimento de 7% neste período.
No conceito todas as lojas (as criadas durante o período pesquisado), houve alta de 1,6% em fevereiro de 2013, em comparação ao ano anterior. Em relação a janeiro, em fevereiro houve queda de 4,7%. Essa queda também é justificada pela menor quantidade de dias no mês de fevereiro.
O Faturamento Real dos Supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo Índice de Preços dos Supermercados - IPS) no conceito mesmas lojas apresentou queda de 3,78% em fevereiro, na comparação com janeiro. De fevereiro de 2012 para 2013, a queda foi de 4,47%. No conceito todas lojas, a retração foi de 4,28%, no comparativo de fevereiro de 2012 para o mesmo período de 2013. Em fevereiro houve queda de 4,34% em relação a janeiro.
O Faturamento Nominal dos Supermercados no Estado de São Paulo apontou alta de 7,82% em relação a fevereiro de 2012 no conceito mesmas lojas. Quando comparado a janeiro, fevereiro teve queda de 3,60%. No conceito todas as lojas houve elevação de 8,03% em fevereiro de 2013 em comparação ao mesmo período de 2012. Em relação a janeiro, fevereiro teve queda de 4,16%. Os resultados verificados nos dois primeiros meses do ano registraram crescimento real de 3,53%, mostrando um desempenho favorável em relação a 2012.
O aumento do salário mínimo aliado ao crescimento do emprego e da renda continuará determinando os resultados no comércio varejista neste ano e permitirá um desempenho favorável do setor, pois o poder de compra da população (classes C, D e E) tende aumentar.
Ao longo de 2013, o setor supermercadista deve apresentar crescimento acima das demais atividades econômicas, atingindo 5%, acima do percentual de crescimento estimado para o PIB brasileiro (3%).
Nota Metodológica: O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo, os quais possuem uma representatividade de 85% do setor supermercadista. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.
Fonte: Assessoria de Comunicação APAS