Visitantes durante o 3ª Encontro dos Supermercados do Sertão
A terceira edição do Encontro de Supermercados do Sertão, realizada nos dias 17 e 18 de abril na cidade de Patos (PB), superou todas as expectativas dos organizadores.
O evento, promovido pela Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB) em parceria com a Associação Paraibana de Atacadistas e Distribuidores (Aspad), registrou cerca de 2,3 mil visitas de empresários do setor supermercadista aos cerca de 40 estandes montados no Coliseum Hall.
O encontro deste ano foi considerado pelos participantes e visitantes como a melhor de todas as edições já realizadas. Boa parte das empresas participantes já procura reserva para o próximo ano. "Nessa 3ª edição conseguimos obter um ritmo mais ágil em todo o processo, desde o planejamento à montagem das estruturas. Tudo ficou ainda mais bem organizado e agradou bastante. Como vem acontecendo a cada edição, nossa expectativa é de que no próximo ano, o evento esteja ainda melhor", comemorou o superintendente da ASPB e responsável pela montagem da feira, Damião Evangelista.
Ainda não foram consolidados os números em relação aos negócios realizados durante o Encontro, mas a expectativa é que distribuidores e indústrias tenham atingido cerca de R$ 10 milhões em negócios em apenas dois dias de encontro. "É importante registrar que as negociações acontecem durante o evento, mas muitas serão concluídas nos meses seguintes. Além disso, tanto expositores quanto os supermercadistas visitantes enxergam a feira como um ambiente de relacionamento e aproximação para futuros negócios", explica o presidente da ASPB, Cícero Bernardo da Silva.
"Visitamos pessoalmente cada um dos estandes para conversar com os expositores e checar o seu grau de satisfação. Todos foram unânimes na avaliação positiva do evento e garantiram sua presença no ano que vem", comemora Silva.
Com o tema "Inovar, ousar e reinventar-se todos os dias", o 3º Encontro de Supermercados do Sertão promoveu também a capacitação dos empresários locais com palestras de especialistas, abordando temas como planejamento tributário e gestão da logística no varejo.
O encontro colaborou, ainda mais, para o fortalecimento da cadeia varejista no interior do estado e refletiu sobre a busca incessante dos empresários locais pela melhoria dos seus serviços, por meio da inovação. "Os nossos supermercadistas enfrentam grandes desafios e precisam ousar e se reinventar todos os dias para atingir as metas e crescer", destacou o presidente da ASPB.
Visão dos participantes
Empresários que participaram do evento falam sobre as impressões do Encontro de Supermercados do Sertão e o que esperam da economia nos próximos meses.
Flávio Alves, gerente comercial - Grupo Rio do Peixe: "Nossa expectativa para o evento sempre é muito alta. Participamos desde a primeira edição do evento e nossa integração com os supermercadistas e clientes da região é a prioridade. Investimos em inovação e ações no estande para aumentar o relacionamento e fortalecer este elo. Viemos com uma equipe reforçada, em torno de 50 pessoas, quer dizer, apostamos forte nesse evento. Não dá para negar que passamos por um momento difícil na economia, por conta da estiagem, mas o Nordeste ainda cresce a uma média superior à do país. E nossa estimativa é que no segundo semestre tenhamos um crescimento de vendas bastante significativo".
Leonel Freire, gerente comercial - São Braz: "Lançando alguns produtos, mas o que a gente busca na verdade é o encontro com nossos clientes do Sertão e ficar mais próximos dos supermercadistas. Essa feira tem uma vantagem em relação aos outros eventos que nós participamos, por ser uma das mais participativas. Os supermercadistas da região realmente prestigiam a feira. Podemos dizer que desde a primeira edição do encontro nós melhoramos nosso desempenho de vendas, graças ao melhor relacionamento com os supermercadistas da região".
Diógenes Cunha, diretor - Giro Rápido: "É muito importante estar presente nos eventos. Negócios nós fazemos durante o evento, realizamos promoções, mas nosso principal objetivo é o relacionamento. Este é um momento que o cliente está mais aberto, descontraído e reunidos. Além disso, não é sempre que temos chance de encontrar nossos amigos supermercadistas do Sertão do Estado, por isso, esse é um evento dos mais importantes. Os grandes centros já estão saturados e a possibilidade de crescimento é menor. O interior é o local que temos que estar mais próximo, também ajudando nosso cliente a se preparar. No futuro, as grandes redes devem aportar no interior do Estado e os supermercadistas locais têm que estar preparados".
Francisco de Sousa Pires, diretor - Armazém Galdino: "É gratificante para o Sertão essa feira regionalizada. a gente sente que a cada ano o evento cresce. Aumentamos nosso espaço na evento, investimos em premiações, de aproximadamente 14 mil reais, e trouxemos novidades para nossos clientes. Hoje nós estamos com nossos produtos de 190 municípios paraibanos e projetamos um investimento de logística para atingir 100% no estado a partir de 2014. Hoje a situação econômica está difícil, devido ao estrago da estiagem na nossa economia. Não vemos possibilidade de crescimento esse ano, mas vamos continuar investindo porque nossa economia deve ter uma recuperação no segundo semestre e já projetamos um bom próximo ano".
Robenílson Chaves Bandeira, diretor - AGB: "Essa é nossa terceira participação no evento e superou nossas expectativas. Tivemos uma visitação bastante grande, inclusive de outras regiões do estado e isso nos deixou surpresos. Por ser um público bastante selecionado, muita gente vêm nos perguntar sobre os produtos, as tendências de mercado e o que há de mais moderno. Hoje observamos que os supermercadistas estão mais otimistas. Estamos há mais de 30 anos no mercado e entendemos que este é um dos melhores momentos, desde que comecei a trabalhar com supermercados. Todos estão querendo modernizar suas lojas e oferecer o que há de melhor para o cliente. Mesmo os pequenos supermercadistas estão trabalhando forte para transformar o ponto de venda e atender o cliente da melhor maneira possível".
Fonte: Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB)/ Portal Abras