Mobilização pela desoneração da cesta básica e imposto na nota fiscal foram debatidos na abertura do evento
A abertura da 5ª edição do Encontro de Negócios dos Supermercados, Atacadistas, Distribuidores, Tecnologia e Fornecedores de Produtos e Serviço (Supervendas), realizada no dia 24 de abril reuniu líderes supermercadistas no Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju. Promovido pela Associação Sergipana de Supermercados (ASES), em parceria com a Associação dos Distribuidores e Atacadistas de Sergipe (ADAS) e a Federação do Comércio (Fecomercio-SE), o evento tem como principal objetivo fomentar o fechamento de negócios por meio da propagação de marcas e empresas do estado e de outras regiões do País.
Durante a solenidade de abertura, o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada, e o presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), José do Egito, destacaram a importância da junção das entidades para a realização de uma feira de negócios como canal para a disseminação de tecnologia, inovação e conhecimento.
Yamada ressaltou ainda a recente conquista pela qual a ABRAS lutava há bastante tempo: a desoneração de impostos federais. "A Medida Provisória 609, assinada pela presidente Dilma no início de março, zerando o PIS/Cofins de produtos da cesta básica e das carnes, veio ao encontro dos nossos anseios por condições mais favoráveis para alavancar as vendas do varejo e, consequentemente, a economia do País. Atendendo às expectativas tanto do governo, quanto da população, a nossa resposta foi rápida. A ABRAS abriu uma grande frente de mobilização junto das 27 associações estaduais e todas assumiram o mesmo compromisso, e Sergipe atendeu à nossa mobilização e aplicou bem a desoneração."
O presidente Yamada destacou também outras ações da ABRAS frente ao governo federal, entre elas a audiência pública realizada este mês em Brasília para tratar da aplicação da lei de imposto na nota fiscal. "Já criamos um comitê de trabalho na ABRAS específico para debater as formas de aplicação da lei mais viáveis para o varejo e devemos transmitir nossas sugestões ao grupo que está sendo formado, também a nosso pedido, pelo Ministério da Justiça e Secretaria Nacional do Direito do Consumidor. É importante desenvolvermos uma cultura tributária no Brasil, com o supermercadista entendendo detalhadamente quanto é pago de imposto por cada item vendido em sua loja e com o consumidor tendo essa informação em mãos, no seu tíquete de compra", alertou.
Convidado para ser o porta-voz das três entidades organizadoras do evento, o presidente da ADAS, José Heraldo Sousa, fez questão de ter ao seu lado, durante o discurso na solenidade de abertura da Supervendas, João Luiz Silva Oliveira, presidente da ASES, e Abel Gomes da Rocha Filho, presidente da Fecomércio-SE. Ele mencionou a importância do apoio de grandes fomentadores como Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Sergipe, Sebrae, Procon, Ministério Público e SENAI. "Se cada empresa ou entidade tendesse para um lado não seria possível gerar bons frutos. Essa união de forças é que mostra o sucesso do Supervendas", disse Heraldo.
Também prestigiaram a solenidade autoridades políticas como o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Aracaju, Saumínio Nascimento, que representou o Governo do Estado; o secretário Municipal de Articulações Políticas e das Relações Institucionais, Juvêncio Oliveira, representando a Prefeitura de Aracaju; a deputada Estadual Conceição Vieira, que representou a Assembleia Legislativa e o presidente do Sindicato dos Atacadistas; e Hugo França, que veio em nome da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Como todos os anos, durante o Supervendas uma personalidade de sucesso é homenageada e, neste ano, recebeu o reconhecimento pelo empenho, trabalho e dedicação direcionado ao setor varejista e supermercadista o empresário Manoel Prado Vasconcelos, ex-presidente da ASES e um dos criadores do Supervendas. "Pradinho", como gosta de ser chamado, é incansável na busca pelo desenvolvimento e crescimento do comércio do estado. Aos 72 anos acaba de inaugurar um supermercado em Itabaianinha, interior de Sergipe, com 10 checks-out. E, ainda e tem outras nos municípios de Arauá e Pedrinhas.
Durante o evento, cerca de 100 expositores dos ramos de alimentos, bebidas, higiene e beleza e automação, de estados como Sergipe, Alagoas, Paraíba, São Paulo, entre outros, apresentam tendências e novidades m produtos, tecnologias, serviços e capacitação. De acordo com os organizadores, a expectativa é receber mais de três mil visitantes durante todo o evento, e gerar mais de R$ 30 milhões em negócios, incluindo o pós-evento.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação Sergipana de Supermercados (ASES)/ Portal Abras