Crescimento nas vendas foi de 12% em relação a 2012. Fluxo de clientes do fim de semana foi semelhante ao do Natal
Os supermercados gaúchos comemoram um crescimento de 12% nas vendas de produtos para as comemorações do Dia das Mães, na comparação com o ano passado. A informação é do presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Antônio Cesa Longo, que destaca um aumento das reuniões de família em casa e a grande procura por flores, dois dos principais fatores para o melhor Dia das Mães da história, em vendas, para os supermercados do estado.
Conforme Longo, o resultado deste ano confirma o Dia das Mães como a segunda data festiva que mais promove a reunião das famílias ao longo do ano, atrás apenas do Natal. No último final de semana, de acordo com o presidente da Agas, o fluxo de clientes nos supermercados aproximou-se do registrado no fim de semana que antecedeu a ceia natalina, em dezembro - principal período de vendas para o segmento. "O tíquete de compras e o faturamento foram bem inferiores aos registrados no Natal, mas o fluxo de clientes nas lojas foi semelhante nestes dois dias", destaca Longo.
Produtos
Os grandes responsáveis pelo crescimento substancial das vendas foram os produtos para o almoço de domingo (12). As carnes para churrasco, em média 5% mais baratas que em 2012, tiveram crescimento de 25% na comercialização. Os gaúchos compraram 30% mais tortas e bolos que no ano passado, e as bebidas tiveram alta de 10% nas vendas.
Presentes
A venda de flores superou as expectativas dos supermercadistas, com um incremento de 30% na comparação com o Dia das Mães de 2012. Ao todo, 650 mil vasos de flores foram comercializados pelos supermercados gaúchos na última semana. Os bombons, presentes de última hora, registraram vendas semelhantes às do ano passado, com cerca de 1,8 milhão de caixas adquiridas pelos consumidores. "Os supermercados já estão reabastecendo os estoques destes produtos com vistas ao Dia dos Namorados, em junho", conclui Longo.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AGAS