Com o objetivo de incentivar os supermercadistas a terem práticas mais sustentáveis em suas instalações, a Feira APAS 2013 levou para dentro dos pavilhões do Expo Center Norte, de 6 e 9 de maio, a cooperativa de catadores de lixo Coopere. O lixo produzido pelos expositores e visitantes foi triado e dividido entre suas diferentes categorias: vidro, papel, madeira, metal e plástico.
De acordo com Maurício Cavicchiolli, diretor de Responsabilidade Ambiental da Associação Paulista de Supermercados (APAS), para o sucesso desse trabalho, 58 pessoas se dividiram em 214 turnos de trabalho durante todo o evento.
"Conseguimos, com esse projeto, trabalhar a inclusão social desses profissionais, criar valor para o lixo e também passar ao público informações sobre a política nacional de resíduos solídos", explica o diretor de sustentabilidade da APAS, Erlon Ortega.
Com isso, foi possível reduzir o número de caçambas de lixo em praticamente metade de seu volume do ano anterior. Na montagem do evento, foram produzidas 18 caçambas, contra 32 referentes a 2012. Durante o evento, o número de caçambas passou de 25, no ano anterior, para 7, em 2013. Além disso, foram reciclados 20 mil kg de papel, metal, plástico e vidro; e também 12 caçambas de 30m3 de madeira.
Sobre a APAS - A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da APAS/ Portal ABRAS