Supermercados gaúchos esperam crescimento de 6% nas vendas de itens típicos de Festas Juninas

Leia em 2min 20s

Empresas já iniciaram a montagem de barraquinhas e decoração


Boa parte do setor supermercadista gaúcho já entrou no clima das Festas Juninas, que celebram, ao longo deste mês, Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29). Tradicionais no Nordeste do País, estas comemorações vêm se popularizando e ganhando força a cada ano no Estado, e, com isso, passam a integrar o calendário promocional de vendas de supermercados de menor porte. De acordo com dados apurados pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) junto aos associados, o crescimento das vendas de itens típicos para as festas deverá ser de 6% em relação às comemorações do período no ano passado.

 

Segundo o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, a procura dos clientes por canjiquinha, rapaduras e amendoim chega a aumentar 700% em relação aos demais meses do ano. Mais popular em outros períodos, a pipoca para micro-ondas tem as vendas elevadas em cerca de 300%, enquanto a pipoca para panela, em 350%. "As festividades também beneficiam fabricantes gaúchas de doces derivados da cana-de-açúcar, que chegam a dobrar sua produção no período e mantêm este volume de vendas até o final do inverno", destaca Longo, lembrando que o rigor do inverno gaúcho oportuniza que empresas de pequeno e médio portes também aproveitem o momento para vender vinhos e pipocas.

 

Vinho nacional em evidência - A alta do dólar nos últimos dias ampliará a preferência dos gaúchos pelos vinhos nacionais. O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados projeta um crescimento de até 15% em volume, nos meses de junho e julho, nas vendas dos vinhos brasileiros, na comparação com o mesmo período de 2012. "Além disso, os vinhos gaúchos vem ganhando a preferência do consumidor na preparação do tradicional quentão", lembra Longo.

 

A montagem da decoração - Os supermercadistas negociaram preços dos produtos típicos com os fornecedores e estão garantindo a decoração das lojas e a montagem de barraquinhas. Segundo o presidente da Agas, cerca de 40% dos supermercados oportunizarão degustação da pipoca, quentão, pé-de-moleque, bolo de fubá, mandioca, broas de milho e canjica, entre outros, um fator decisivo nas vendas. "São em datas como esta que as pequenas redes podem se diferenciar das grandes. A ornamentação com bandeirinhas e as degustações são mais praticadas pelos supermercados pequenos, o que confere um ambiente caseiro e familiar, como a data sugere", aposta Longo. O supermercadista lembra que, especificamente neste ano, o mês de junho será um dos melhores para o setor, pois haverá cinco sábados e cinco domingos, aumentando o tempo disponível para as festas.

 


Fonte: Assessoria de comunicação da AGAS - Associação Gaúcha de Supermercados

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais