Empresas já iniciaram a montagem de barraquinhas e decoração
Boa parte do setor supermercadista gaúcho já entrou no clima das Festas Juninas, que celebram, ao longo deste mês, Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29). Tradicionais no Nordeste do País, estas comemorações vêm se popularizando e ganhando força a cada ano no Estado, e, com isso, passam a integrar o calendário promocional de vendas de supermercados de menor porte. De acordo com dados apurados pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) junto aos associados, o crescimento das vendas de itens típicos para as festas deverá ser de 6% em relação às comemorações do período no ano passado.
Segundo o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, a procura dos clientes por canjiquinha, rapaduras e amendoim chega a aumentar 700% em relação aos demais meses do ano. Mais popular em outros períodos, a pipoca para micro-ondas tem as vendas elevadas em cerca de 300%, enquanto a pipoca para panela, em 350%. "As festividades também beneficiam fabricantes gaúchas de doces derivados da cana-de-açúcar, que chegam a dobrar sua produção no período e mantêm este volume de vendas até o final do inverno", destaca Longo, lembrando que o rigor do inverno gaúcho oportuniza que empresas de pequeno e médio portes também aproveitem o momento para vender vinhos e pipocas.
Vinho nacional em evidência - A alta do dólar nos últimos dias ampliará a preferência dos gaúchos pelos vinhos nacionais. O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados projeta um crescimento de até 15% em volume, nos meses de junho e julho, nas vendas dos vinhos brasileiros, na comparação com o mesmo período de 2012. "Além disso, os vinhos gaúchos vem ganhando a preferência do consumidor na preparação do tradicional quentão", lembra Longo.
A montagem da decoração - Os supermercadistas negociaram preços dos produtos típicos com os fornecedores e estão garantindo a decoração das lojas e a montagem de barraquinhas. Segundo o presidente da Agas, cerca de 40% dos supermercados oportunizarão degustação da pipoca, quentão, pé-de-moleque, bolo de fubá, mandioca, broas de milho e canjica, entre outros, um fator decisivo nas vendas. "São em datas como esta que as pequenas redes podem se diferenciar das grandes. A ornamentação com bandeirinhas e as degustações são mais praticadas pelos supermercados pequenos, o que confere um ambiente caseiro e familiar, como a data sugere", aposta Longo. O supermercadista lembra que, especificamente neste ano, o mês de junho será um dos melhores para o setor, pois haverá cinco sábados e cinco domingos, aumentando o tempo disponível para as festas.
Fonte: Assessoria de comunicação da AGAS - Associação Gaúcha de Supermercados