A quarta-feira (19), segundo dia de realização da ExpoSuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercadistas teve movimentação intensa nas dependências do Complexo Expoville, em Joinville, apesar da chuva. No período da manhã os convencionais se dividiram em seis palestras e painéis simultâneos e depois todos puderam acompanham a palestra magna no auditório principal (1.500 lugares) com o conferencista Dado Schneider.
Um dos palestrantes do dia, o consultor Sandro Alves, que faliu sobre estratégias de compras a considera que as duas grandes âncoras do setor supermercadista para os próximos anos serão a valorização das carreiras profissionais e os avanços em tecnologia. E a palavra chave na condução do negócio é planejamento. "O único caminho é através da profissionalização", sublinhou.
Na linha de tempo da atividade supermercadista do Brasil, Alves identifica dois pontos que ele considera os mais impactantes, a chegada dos franceses do Carrefour ao Brasil na década de 70 e o Plano Real em 1995. "A partir do Plano Real as empresas deixaram o colchão de conforto do lucro financeiro e como única alternativa tiveram que garantir o funcionamento do seu negócio através do lucro na operação comercial".
No período da tarde aconteceu uma programação extra, a rodada de clínicas tecnológicas sobre diversos temas. A programação idealizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) tem como objetivo dar oportunidade aos profissionais que atuam no setor em Santa Catarina de aprimorarem seus conhecimentos.
A partir das 13h30 o pavilhão de exposições passou a receber milhares de visitantes que puderam conferir as novidades nos 200 estandes da feira, distribuídos em mais de 11 mil m2. O funcionamento da feira terá mais um dia, nesta quinta, das 13h30 às 20h.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ACATS