Com o tema Novos Rumos e Canais de Varejo, a Associação Tocantinense de Supermercados (Atos) reuniu ontem (27) na capital Palmas (TO) mais de 120 pessoas, entre supermercadistas e fornecedores no primeiro workshop Abras e Estaduais. Na abertura do evento, a presidente da Atos, Maria de Fátima de Jesus, destacou a importância da reunião que tinha como principal objetivo a integração entre os associados e a disseminação do conhecimento de temas vitais ao dia a dia do setor.
O primeiro a falar foi o presidente da Abras, Fernando Yamada, que apresentou o Plano Abras Maior, esclarecendo aos supermercadistas tocantinenses quais trabalhos estão sendo realizados para que o setor cresça, gere mais emprego e aumente ainda mais a sua contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) do País, hoje na casa de 5,5%.
Na sequência, a gerente de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Denise Rezende, falou da legislações que impactam no setor, mostrando como é o modelo de trabalho da Anvisa em prol da qualidade dos produtos e dos serviços prestados, em três dimensões. Primeiramente, no controle das boas práticas da produção do que é comercializado no País, na venda e manipulação dos produtos nas lojas, por exemplo, destacando a necessidade de controle dos produtos artesanais feitos por terceiros, e no consumo, com a comunicação principalmente feita nos supermercados, como a campanha Menos Sal.
Outro tema que despertou bastante interesse foi a Retenção de Talentos nos Supermercados, apresentado pelo coordenador de Recursos Humanos da Coop, de Santo André (SP), Wilson Dourado. Ele apresentou situações e soluções pertinentes a todos os portes de lojas e outros negócios, destacando práticas para primeiramente identificar os talentos na empresa, desenvolvê-los e retê-los.
O quarto palestrante foi o presidente do Comitê de Perdas do Ibevar e diretor da Sensormatic Brasil, Carlos Eduardo dos Santos, que fez uma palestra bastante interativa mostrando situações dentro da loja, na operação e na gestão, enfatizando a necessidade da medição das perdas para conseguir controlá-la e reduzi-la, para ampliar a rentabilidade e melhorar a competitividade.
A bateria de palestras foi encerrada com a apresentação do presidente da Associação Brasileira de Software e da Paradigma, Gerson Maurício Schmidt, que mostrou possibilidade de integração de canais e tecnologia, mostrando alternativas na busca de fornecedores, obtendo melhores negociações.
O encerramento do evento contou com a presença do prefeito de Palmas, Carlos Amasta, em um jantar com diversas personalidades do Estado do Tocantins. Na ocasião, o presidente da Abras, Yamada, foi homenageado pelos trabalhos que vem prestando a todo o setor.
(Veja a cobertura completa das palestras na próxima edição de SuperHiper)
Por Marlucy Lukianocenko