O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada, e o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani, reforçaram o acordo de cooperação técnica firmado pelas entidades juntamente com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), a Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas (A.B.B.A) e União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), em outubro de 2012 para promover o mercado de vinho nacional durante jantar realizado ontem (19), em Porto Alegre. Francisco Schmidt, superintendente da AGAS, Carlos Paviani, presidente da Ibravin, Sussumu Honda, presidente do Conselho Consultivo da ABRAS, Fernando Yamada, presidente da ABRAS e Marcio Milan, vice-presidente da ABRAS.
Os aproveitaram a presença de supermercadistas de 22 estados brasileiros, que vieram acompanhar a 32ª Convenção Gaúcha de Supermercados - ExpoAgas 2013, que acontece de 20 a 22 de agosto, em Porto Alegre.
"Hoje a produção do vinho já é uma realidade não só da região Sul mas de várias áreas do Brasil, e é papel da Ibravin fomentar a atividade ", ressaltou Paviani.
O objetivo do acordo firmado pelas entidades é aumentar o consumo per capita de 1,9 para 2,6 litros anuais até 2016 e a ampliação da venda de vinhos finos brasileiros de 19 para 40 milhões de litros em quatro anos.
Também participaram da divulgação o presidente do Conselho Consultivo da ABRAS, Sussumu Honda, que exercia o cargo de presidente da entidade na época da assinatura do acordo para promover o vinho brasileiro, e o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan.
Natália Lima, de Porto Alegre