O mau tempo não atrapalhou a realização de parcerias, a troca de experiências e os bons negócios proporcionados pela 45ª Convenção Regional de Supermercados, que terminou ontem (24/10), em Tramandaí, com um total de R$ 7,2 milhões em transações concretizadas entre os 72 expositores e os visitantes. Durante dois dias de feira, mais de 3,3 mil pessoas ligadas ao setor aproveitaram as condições especiais de pagamento, as oportunidades diferenciadas e os lançamentos que os fornecedores disponibilizaram em seus estandes.
Promovida anualmente pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), a feira ocorre há 12 anos consecutivos no Litoral Norte, sempre precedendo o início do verão. "Este é tradicionalmente o maior evento do setor supermercadista gaúcho promovido no interior do estado, mas neste ano nossas expectativas foram superada", comemora o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo.
Segundo o dirigente, o sorteio inédito de um automóvel GM Celta zero quilômetro entre os compradores da feira, que ocorreu no desfecho do evento, alavancou um volume recorde de transações. Para participar, os visitantes ganharam um cupom a cada R$ 500,00 em compras junto aos expositores. "O crescimento nos negócios em relação à Convenção de Tramandaí de 2012 foi da ordem de 25%", calcula o presidente.
Além do sorteio do carro e da necessidade dos supermercadistas do Litoral abastecerem seus estoques para o melhor período de vendas do ano, outros fatores que contribuíram para este crescimento nos negócios foram os investimentos da indústria em lançamentos e em divulgações e uma participação maior de varejistas de segmentos como padarias, hotéis, restaurantes, lojas de conveniência e de R$ 1,99, que tiveram sua inscrição na feira franqueada pela AGAS. Ao todo, 734 empresas varejistas estiveram representadas na Convenção, a maioria pequenas e médias companhias da região litorânea. "Também registramos a participação de supermercadistas de outros pontos do RS e de Santa Catarina", lembra a coordenadora de Eventos da AGAS, Flávia Ferreira.
Na quinta-feira (24/10), os supermercadistas que mais realizaram compras junto aos expositores foram convidados pela Associação para um passeio de helicóptero sobrevoando Tramandaí e Osório, viabilizado através de parceria entre a AGAS e a Brasclean, uma das expositoras da Regional.
Tendências
Termômetro de vendas das categorias de produtos que estão em evidência nas gôndolas do varejo, a feira destacou setores que tem ganhado preferência nos hábitos de consumo dos gaúchos. Entre as empresas que mais concretizaram negócios na 45ª Convenção Regional de Supermercados, estão fornecedoras de bebidas energéticas, comidas prontas e equipamentos para o varejo, além das distribuidoras, que centralizam compras de marcas líderes e distribuem a pequenos varejos.
Cursos
Buscando oportunizar qualificação a gestores e colaboradores do comércio da região, a AGAS estacionou sua escola móvel no pátio do Centro de Eventos, paralelamente à feira, com quatro cursos, abordando temas como gestão de resíduos sólidos, vendas, coaching e motivação.
A 45ª Convenção Regional de Supermercados teve patrocínios da Superpan, da Megaliti Distribuidora, da Baly Energy Drink, da Dipam Gaúcha, da Sucos CBS e da Seara. A próxima edição da feira deverá ocorrer em outubro de 2014, novamente no Litoral.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AGAS