O real desvalorizado em relação ao dólar e a inflação alta que foi registrada na maior parte deste ano não devem prejudicar as vendas de Natal dos supermercados. A previsão da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) é de um aumento de vendas no País de 14,9% em relação ao Natal de 2012. No Paraná, a previsão é mais otimista e aponta para um crescimento entre 16% e 17% segundo projeções da Associação Paranaense de Supermercados (APRAS).
O superintendente da APRAS, Valmor Rovaris, disse que o estado deve crescer mais que a média nacional em função do bom nível de emprego, dos aumentos reais nos salários e dos resultados positivos da safra agrícola do Paraná. "Os salários com aumento real representam mais renda na mão do consumidor. Todos os indicadores estão apontando que será um bom Natal", disse.
A pesquisa da ABRAS foi divulgada na última terça-feira (29/10) e também apontou que as maiores variações de preços de itens sazonais em relação ao Natal de 2012 foram da cerveja (11,9%) e das frutas especiais importadas (10,1%). Segundo Rovaris, o Paraná deve acompanhar os aumentos de preços indicados na pesquisa da Abras. Para os panetones, a previsão dele é de aumento de 6%.
O levantamento também apontou que os supermercadistas aumentaram as compras de quase todos os produtos de Natal nacionais em relação ao mesmo período do ano anterior. Para as bebidas natalinas a expectativa de crescimento de vendas é de 15,9%. Já para o panetone, a perspectiva é de crescimento de 14,2% nas vendas. A cerveja tem projeção de alta de 15,3%. Rovaris acredita que, no Paraná, estes itens tenham crescimento de dois pontos percentuais acima dos índices nacionais.
Para as carnes, a estimativa é de elevação de 12% para o chester, de 10,8% para o peru, de 10,2% para o tender e 9% para lombo. Entre os importados, a maior alta esperada é para as frutas especiais, com projeção de crescimento de 17,1%, enquanto para os vinhos a expectativa de alta nas vendas chega a 11,3%.
Os itens natalinos como panetones, bebidas, cestas e frutas importadas já estão disponíveis nos supermercados para o consumidor. Na rede Condor, os panetones estão à venda desde o final de setembro. A indústria paranaense Siena Alimentos, que fabrica este tipo de produto, aposta em um crescimento de 35% neste Natal. A unidade industrial fica em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Na rede Pão de Açúcar que também envolve a marca Extra a previsão é de um aumento de vendas de 11% em panetones, 25% em vinhos e espumantes, 10% no bacalhau seco e salgado e 26% no dessalgado congelado, 20% em enfeites natalinos e 20% nas cestas de Natal.
A rede Walmart, que em Londrina administra o Walmart e o Mercadorama, tem a expectativa de aumentar em 20% as vendas neste Natal na comparação com 2012. O grupo espera um crescimento de 15% nas vendas de panetones e de 15% na venda de itens decorativos e árvores. Neste ano, a rede reduziu em 15% o volume de importados e intensificou as negociações com fornecedores locais em função do aumento do dólar. Nestas lojas, os enfeites natalinos já estão disponíveis desde a metade de outubro. Panetones também já estão nas gôndolas.
Fonte: Folha de Londrina