ACESU lança Campanha De Olho na Validade em parceria com o Decon e Ministério Público do Estado do Ceará

Leia em 2min 40s


   Cartazacesu
      Cartaz de divulgação da campanha De Olho na Validade, que começa hoje (9/12) nos supermercados do Ceará
A Associação Cearense de Supermercados (ACESU) lança hoje (9/12), a campanha De Olho na Validade, em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará e com o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon). A campanha tem como objetivo agilizar a troca de produtos com validade vencida, além de educar o consumidor sobre seus direitos, e melhorar o serviços do setor supermercadista, para que a confiança e credibilidade possam ser potencializadas.


"A proposta da De Olho na Validade traz muitos benefícios não só para o nosso consumidor, mas para o próprio estabelecimento que terá maior diálogo com seus clientes, além de ser um mecanismo para qualificar ainda mais o atendimento das lojas cearenses", destaca o presidente da ACESU, Severino Ramalho Neto.


As lojas participantes são identificadas por meio de cartazes e todo o material de comunicação com o regulamento e o manual de sinalizações a serem aplicadas nas lojas, estarão disponíveis na sede da ACESU para os supermercados associados que possuem interesse em fazer parte da iniciativa.


De acordo com os termos da campanha, o cliente que encontrar qualquer produto vencido antes de passar pelo caixa, receberá gratuitamente o mesmo produto dentro da validade. Segundo o presidente da ACESU, Severino Neto, a associação pretende se mobilizar para que todos os supermercados associados participem de forma efetiva da campanha.



Estados

Além do Ceará mais 14 estados brasileiros já aderiram a campanha De Olho na Validade, além do Distrito Federal, são eles: Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.


A Campanha é resultado de um intenso trabalho e parceria entre a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (INDEC), Câmara Técnica do Comércio Supermercadista e Fundação Procon, além das 27 associações estaduais supermercadista filiadas à ABRAS. A primeira entidade estadual a realizar a campanha foi a Associação Paulista de Supermercados (APAS).


Comunicação

As lojas que aderirem a De Olho na Validade são identificadas por meio de cartazes próximos aos caixas e as gôndolas para dar ciência aos consumidores. A campanha é válida para os produtos que forem encontrados dentro da área de venda (antes de passar pelo caixa). Se a loja não possuir o mesmo produto, deverá entregar um similar e de igual valor. Caso o consumidor encontre mais de um item com o prazo de validade vencido receberá a mesma quantidade de produtos.


Para os supermercados que não aderiram ao programa, as regras válidas são as estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor que determina que os comerciantes que colocam à venda produtos inadequados ao consumo devem substituir o item por outro similar ou restituir a quantia paga, sem prejuízo de eventuais perdas e danos.





Fonte: Assessoria de Comunicação da ACESU/ Portal ABRAS

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais