Para presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, "dia a mais" para fazer as compras vai aumentar em 5% as vendas para a data
O calendário vai ajudar os supermercados a incrementarem suas vendas no Natal de 2013. A informação é do presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Antônio Cesa Longo, que comemora a ocorrência da data festiva em uma quarta-feira neste ano, ao contrário de 2012 - quando o Natal caiu em uma terça. Conforme o dirigente, como a maioria dos gaúchos inicia as compras para a ceia no fim de semana anterior ao Natal, o "dia a mais" para que os consumidores busquem produtos em 2013 vai gerar um incremento de 5% nas vendas do setor. Ao todo, os supermercadistas esperam um crescimento de 7,7% nas vendas de Natal e Ano-Novo, em relação a 2012, conforme estudo promovido pelo Instituto Segmento Pesquisas a pedido da Agas.
Para Longo, a véspera do Natal (24) deste ano será o melhor dia de vendas da história para os supermercados gaúchos. "O produto mais vendido neste dia será a caixa de bombom, tradicional presente de última hora, com um crescimento projetado de 7,8% nas vendas em relação ao ano passado", afirma o presidente da entidade. Ao todo, pelo menos 6 milhões de caixas de bombons serão comercializadas pelo setor em dezembro.
Além dos produtos alimentícios e das bebidas, os supermercados também são o local escolhido para as compras de presentes por muitos gaúchos. "Os supermercados ganham força nesta semana imediatamente anterior ao Natal, quando os consumidores vão em busca de presentes menores para amigos, colegas e outras pessoas do seu convívio", reforça o presidente da Agas, projetando que pelo menos metade dos presentes adquiridos na véspera do Natal sejam comprados em supermercados.
Em média, os preços dos produtos típicos das festas estão 7,4% superiores aos praticados no ano passado. As aves natalinas (perus, chesters, frangões, etc.) estão com preços para todos os bolsos em 2013: a variação de preços é de R$ 5 a R$ 20 o quilo. Ao total, 850 mil aves (ou 2,7 mil toneladas) serão vendidas pelo setor para este Natal.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AGAS