Associação Mineira de Supermercados comemora 43º aniversário

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A Associação Mineira de Supermercados (AMIS) comemora nesta sexta-feira (10) seu 43º. aniversário. Fundada em Belo Horizonte no dia 10 de janeiro de 1971, é a primeira entidade estadual supermercadista criada no País. Embora o primeiro supermercado de Minas Gerais - o ServBem, em Belo Horizonte - tenha sido inaugurado em 1958, durante toda a década de 60, os supermercados dividiam com as mercearias a responsabilidade pelo varejo de alimentos e gêneros básicos em geral.


Somente a partir da década de 70, é que as mercearias perderiam espaço e os supermercados passariam a responder pela totalidade do abastecimento varejista. Inclusive, o primeiro presidente da AMIS, Miguel Furtado Neto, era proprietário da rede Supermercados Bandeirantes, uma das primeiras a transformar sua rede de mercearias em rede de supermercados. Até meados dos anos 60 a empresa de Miguel Furtado chamava-se Mercearias Bandeirantes.


Hoje, 42 após sua fundação, a AMIS representa um setor que se destaca na economia de Minas, pois os supermercados mineiros empregam 150 mil pessoas, estão presentes em todo o território mineiro com cerca de 6,5 mil lojas, movimentam vendas anuais de R$ 26 bilhões. Minas foi apontada em 2013 pela ABRAS como o segundo maior mercado supermercadista do País.


100% das vendas


A AMIS conta com cerca de 1,2 mil empresas supermercadistas associadas, dos mais variados portes e formatos, que representam quase 100% das vendas em Minas. Desde gigantes transnacionais a microempresas do interior do estado. Em sua diretoria todas as regiões de Minas estão representadas, assim como todos os portes e formatos de empresa supermercadista. Para se ter uma ideia, a entidade conta com 59 vice-presidentes regionais.


Ainda no apoio ao associado, a entidade oferece vários serviços, com destaque para a orientação jurídica e toda a área de treinamento e formação. O curso Gestão Nota 10 (G-10), por exemplo, já formou milhares de gestores supermercadistas. Principalmente a partir dos anos 2000 o comportamento do consumidor passou por muitas modificações, exigindo da AMIS a capacidade de levar ao associado orientação para a adaptação dos negócios.


Na defesa do associado, a AMIS tem empunhado um grande número de bandeiras nestas quatro décadas. Desde o apoio ao controle da inflação, ao fim da exigência das etiquetas de preços nos produtos, a parceria com as instituições de apoio aos consumidores, o relacionamento transparente e de credibilidade com as autoridades dos diversos níveis de governo, entre muitos outros.


Superminas


Outros destaques são também alguns "produtos" da AMIS, todos de grande alcance para o desenvolvimento do associado e de todo o trade. O principal deles é a Superminas. Na 27ª. Superminas, realizada em outubro passado, o público foi de 55 mil pessoas, vindas de 17 países, 21 estados brasileiros e de 620 municípios mineiros. O evento gerou um volume de negócios da ordem de R$ 1,3 bilhão.


No interior são realizados seis Super Encontros Varejistas (Sevar) com uma média de público de 2,5 mil pessoas cada um. Nestes eventos os supermercadistas discutem problemas e demandas do setor na região, mas também se encontram para a troca de experiência, palestras e negócios com os fornecedores.


Infraestrutura


Em paralelo ao intenso trabalho de apoio, defesa e desenvolvimento do setor, a AMIS sempre esteve atenta à importância de contar com uma infraestrutura adequada. Em 1994, a entidade já funcionava em sua primeira sede própria, localizada, na Ceasa. As instalações eram boas, mas a localização dificultava a presença do associado e a agilidade no relacionamento com entidades e órgãos públicos, então todos localizados na área central da Capital.


Foi assim que em 1997, a AMIS mudou-se para a sua segunda sede própria, adquirindo e reformando imóvel de quatro andares localizada na rua Platina, 33, bairro do Prado, na Capital. Passados 15 anos da mudança, a segunda sede tornou-se pequena para a dimensão alcançada pela entidade, dispondo de auditório aquém da necessidade, por exemplo.


Decidiu-se então em 2012 pela aquisição de um amplo terreno (de três frentes) no bairro Barro Preto, avenida Barbacena, Com amplo acesso ao Metrô. Nele encontra-se em fase final de construção um edifício de 13 pavimentos e cerca de 10 mil metros quadrados de área construída (foto). O auditório desta feita será multiuso e terá capacidade para receber 400 pessoas. A localização é privilegiada. Além do Metrô, a sede está em meio a importantes avenidas como a Via Expressa, a Contorno e a Augusto de Lima. A previsão de entrega da obra é para abril.



Fonte: Assessoria de Comunicação da AMIS

 


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