Já pautados pela necessidade de buscar eficiência em responsabilidade ambiental nos supermercados dentro do desenrolar dos projetos que forem realizados em 2014, a diretoria de Sustentabilidade da APAS se reuniu na manhã da última terça-feira, 11, na sede da Associação em São Paulo.
O diretor Erlon Godoy Ortega se reuniu com Thiago Pietrobon e Jorge Mantovani, da Eco Suporte, Newton Figueiredo e Júlio Erthal, da Sustentax, Susana Ferraz, da ABRAS, Camila Valverde e Beatriz Dias de Sá, do WalMart e o vice-presidente de Segurança Alimentar da APAS e diretor do Grupo Pão de Açúcar, Paulo Pompilio, para definir metas e objetivos para a área nos próximos meses, são eles:
O Prêmio Estande Sustentável na Feira APAS 2014 é um reconhecimento aos expositores que aderem à sustentabilidade - tanto no processo de montagem como na composição da arquitetura e operação do estande.
O Congresso APAS 2014 foi tratado com um olhar especial na reunião. Para esta edição da feira, que comemora 30 anos de história, foi sugerido um painel de sustentabilidade que dialoga com temas atuais do cenário atual do setor brasileiro.
Em parceria com a ABRAS, começou a ser elaborado um workshop voltado a um público composto 100% por supermercadista, para que, no dia 25 de julho, seja elaborado um Fórum, na sede da APAS, cujo tema permeará a maneira como os supermercados podem contribuir para que os consumidores tenham hábitos de alimentação mais saudáveis. A intenção é trazer temas que impulsionem a confiança mutua entre cliente e lojistas, trabalhando a fidelização como foco.
Além de dois novos manuais de orientação, sendo o primeiro para se construir uma loja dentro de um escopo sustentável e eficiente, e o segundo para operação de loja e manutenção, um dos projetos mais comentados durante a reunião foi sobre o Espaço Sustentabilidade na Feira APAS 2014, que mostrará as boas práticas em benefício do meio ambiente. O estande exemplificará passo a passo o processo de reciclagem do lixo, com o objetivo de provar aos visitantes que a prática é viável para qualquer loja, além de tratar temas como eficiência energética e Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Fonte: APAS