O presidente da Associação Sergipana de Supermercados (ASES), João Luiz Silva Oliveira, participou, junto com diversas associações representativas, de uma reunião encabeçada pela Secretaria Municipal de Defesa Social que teve como objetivo mobilizar as entidades no combate à venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes.
A secretária, Georlize Teles, explicou que existe uma Lei municipal nº 4.241 de 2012 na qual proíbe vender, oferecer, fornecer, entregar e permitir o consumo de bebidas alcoólicas, ainda que gratuitamente aos menores de dezoito anos. "Estamos chegando ao mês de junho e aqui em Aracaju temos o Forró Caju, por diversas cidades tem os festejos juninos e ainda temos a Copa do Mundo; durante esses eventos o consumo de bebidas aumenta e precisamos coibir o consumo entre menores". A disseminação da campanha será feita através de cartazes nos estabelecimentos comerciais.
A proibição prevista na Lei implica no dever do cuidado, proteção e vigilância por parte dos empresários e responsáveis pelos estabelecimentos comerciais, fornecedores de produtos ou serviço, seus empregados ou prepostos.
Nos estabelecimentos que operam no sistema de autosserviço, tais com supermercados, lojas de conveniência, padarias e similares, as bebidas alcoólicas deverão ser disponibilizadas em locais ou estandes específicos, distintos dos demais produtos expostos, com a afixação da sinalização da campanha.
Os estabelecimentos comerciais deveram exigir documento oficial de identidade, a fim de comprovar a maioridade do interessado em consumir bebida alcoólica e em caso de recursa, deverão abster-se de fornecer o produto.
João Luiz, relevou o interesse em engajar os supermercados associados da ASES na força tarefa. "Os bairros tem grande número de pequenos supermercados e mercearias, nosso foco será esses estabelecimentos que geralmente se configuram como bares. Distribuiremos todo o material com nossos associados para que eles tomem ciência da importância da participação de um trabalho como esse que proíbe a venda e consequentemente diminui o consumo entre jovens".
Fonte: Comunicação ASES