Supermercadistas do Mato Grosso participam do Workshop ABRAS & Estaduais

Leia em 4min 10s

Presasmat14

Presidente da ASMAT, Kassio Catena

 

Workasm14

 7ª edição do Workshop ABRAS & Estaduais no Mato Grosso

 

Cerca de 150 supermercadistas de dez municípios do Mato Grosso, bem como representantes dos estados de Goiás e São Paulo, participaram do Workshop ABRAS & Estaduais - Conhecimento e Networking do Setor Supermercadista no Mato Grosso. O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e Associação de Supermercados do Mato Grosso (ASMAT), no dia 18 de julho, em Várzea Grande (MT).

Na abertura do Workshop, o presidente da ASMAT, Kassio Catena, destacou que após conhecer e desfrutar do evento em outros estados, não teve dúvida em querer realizar em Mato Grosso. "É uma oportunidade de trazer os supermercadistas do interior para se atualizarem de assuntos fiscais e de gestão que envolvem o segmento varejista. É o primeiro de muitos", declarou Catena.

Segundo a gerente de Relações da ABRAS com as Associações Estaduais, Silvana Souza, Mato Grosso foi o sétimo estado a receber o Workshop no país. "O objetivo é oferecer conhecimento específico para os supermercadistas de cada região. É uma troca de experiências para mostrar o que está acontecendo em outros estados, uma oportunidade do supermercadista local se atualizar", completou.

Na primeira parte do encontro foram ministradas palestras com temas atuais, como: As mudanças do varejo com a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), com o diretor regional da Schmitt & Bobato - Advogados e Consultores, Hudson Roque Bobato Schmitt; e Como as etiquetas eletrônicas podem ajudar na eficiência da loja, ministrada pelo gerente de Produtos da RR Etiquetas, Ivan Chagas.

Já na segunda parte, o gerente da Fundação ABRAS, Marcos Manéa, falou sobre Colaborador qualificado - melhores resultados, com a apresentação de uma pesquisa que contou com a participação dos próprios supermercadistas em todo o país, sobre a qualificação de mão de obra para o setor. Ele deu dicas importantes sobre o assunto e indicou os cursos grátis da Escola Nacional de Supermercadistas (ENS) para capacitação dos colaboradores.

Uma das palestras mais esperadas pelos supermercadistas foi sobre o tema: O que o varejista deve conhecer para minimizar as perdas e aumentar os lucros, com o controller e gestor de Prevenção de Perdas do Condor Super Center, do Paraná, Eder Ismael Motin. Conforme o palestrante, o Brasil é o 5º país no mundo em perdas, o que representa um montante de 5 bilhões de dólares, somente em 2013.

Após as palestras os supermercadistas puderam participar com perguntas para tirar dúvidas sobre os assuntos abordados. A edição do Workshop em Mato Grosso contou com o patrocínio da Panan, Metic Arte, PC Sistemas, Cetap, Dibox, Soma Comunicação Visual, Ambev, e RR Etiquetas.

 

Participantes aprovam Workshop ABRAS & ASMAT

Os supermercadistas mato-grossenses que participaram do Workshop ABRAS & Estaduais aprovaram o evento. "Muito bom, bem organizado e rico em conteúdo", disse a gerente de Recursos Humanos do Supermercado Comper, de Cuiabá, Helena Sodre. Ela destacou que a ASMAT está sempre presente na vida do supermercadista, trazendo novidades do segmento para todos. "Eventos como o Workshop permitem a relação e troca de experiências entre os participantes do setor", completou Helena.

 

Para Aguinaldo José do Carmo, de Cáceres, representante do Juba Supermercados, a iniciativa deve ser repetida, pois ajuda os gestores a multiplicar as ideias para as equipes das demais unidades da rede. "Gostei do fato de ser somente uma tarde, viemos em seis pessoas, sem atrapalhar o andamento das lojas, e em um curto espaço de tempo conseguimos assistir quatro palestras muito interessantes", elogiou.

 

A palestra ‘As mudanças do varejo com a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e)' foi bastante comentada. A partir de 1º de agosto todos os estabelecimentos mato-grossenses, independentemente do respectivo faturamento, serão credenciados como emissores de NFC-e. O tema foi ministrado pelo diretor regional da Schmitt & Bobato - Advogados e Consultores, Hudson Roque Bobato Schmitt.

 

Os supermercadistas presentes no evento gostaram de saber mais sobre a NFC-e, assunto novo que afetará diretante a vida fiscal das empresas. "Fiquei sabendo das mudanças fiscais, como a NFC-e, pelo Workshop e agora já vou me preparar para aderir à nova sistemática", disse Anderson Bezerra, supermercadista de São José do Rio Claro.

 

O representante do Supermercado Somar, de Chapada dos Guimarães, Luiz Henrique de Freitas, também comentou sobre o assunto. "Achei muito interessante a palestra sobre a NFC-e. Para nós, supermercadistas de pequeno e médio porte, esses temas ajudam a se inteirar das novidades", concluiu.


 

Veja mais

 



Fonte: Asmat


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais