Workshop APES/ABRAS, realizado em Recife (PE)
A Associação Pernambucana de Supermercados (APES), em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), realizou no último dia 23 de julho em Recife, o workshop Conhecimento e Networking do Setor Supermercadista em Pernambuco. O encontro aconteceu no auditório da APES e teve como foco principal, conscientizar sobre as perdas e auxiliar os estabelecimentos a aprimorar os procedimentos de segurança alimentar. Além disso foi uma oportunidade da APES em dar continuidade às ações que vêm sendo feitas, no sentido de se fazer cumprir as determinações da legislação específica para funcionamento dos supermercados.
Direcionado para proprietários, gerentes e supervisores do setor supermercadista, o workshop convocou especialistas para prestar consultoria em gestão de segurança alimentar. A exposição negativa ocasionada pelas fiscalizações nas lojas da Grande Recife serviu de alerta para os lojistas, segundo o presidente da APES, Edivaldo Guilherme dos Santos. "Os proprietários de supermercados estão mais precavidos em relação a possíveis falhas. Muitos estão aproveitando o momento para realizar mudanças de forma preventiva", explicou.
O gerente da Fundação da ABRAS, Marcos Manéa, foi o primeiro palestrante e na oportunidade, apresentou uma pesquisa de perdas, onde apontou as falhas operacionais como responsáveis por mais de um terço do desperdício dos alimentos nos supermercados. Os dados apresentados por ele apontam também, que apenas 36% destas perdas têm relação com o prazo de validade dos produtos. Segundo Manéa, as falhas encontradas nos estabelecimentos pernambucanos são de base operacional e, por isso, muito semelhantes às verificadas em outras regiões brasileiras. Manéa chamou a atenção dos presentes para os treinamentos oferecidos pela ABRAS, que incluem capacitação on-line.
A Gestão de Segurança Alimentar e seu Fator decisivo na Prevenção foi tema da palestra do médico veterinário Marcello Gondim, da M&G Consultores Associados. Segundo o veterinário, que presta serviços técnicos na área de segurança alimentar aos supermercadistas, as empresas pernambucanas têm passado por uma fase de sensibilização. "As falhas evidenciadas nas fiscalizações contribuíram para mobilizar os empreendedores a iniciar reformas, investir no melhoramento do maquinário e numa melhor capacitação dos funcionários", afirmou.
O Gerente de Produtos da RR Etiquetas, Ivan Chagas, falou sobre a importância das etiquetas eletrônicas para a eficiência da loja e das novidades do setor que foram apresentadas em janeiro deste ano no NRF Retail's Big Show, o maior e mais tradicional evento de varejo do mundo, que acontece anualmente em Nova York. Já o palestrante Marcos Coutinho Ferreira, gerente de Prevenção de Perdas da Multivarejo, orientou os convidados a como evitar quebra no setor de FLV (frutas, verduras e legumes / hortifruti).
Fonte: Assessoria der Comunicação da APES