Maior feira supermercadista do Cone Sul ocorrerá de 19 a 21 de agosto, em Porto Alegre
33ª Convenção de Supermercados terá palestras de João Carlos Martins, Clóvis de Barros Filho e Max Gehringer, entre outros
Feira vai mostrar novidades e tendências de consumo dos gaúchos
Duas semanas antes de chegarem às casas dos consumidores, os principais lançamentos e apostas da indústria para o segundo semestre serão conhecidos na 33ª Convenção Gaúcha de Supermercados - Expoagas 2014, marcada para os dias 19, 20 e 21 de agosto no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. Tradicional palco de apresentação de novidades e de tendências pelos fabricantes, a feira é também um termômetro de vendas para o varejo, que prepara seus estoques para o melhor período de vendas do ano, e uma amostragem das variações no comportamento de consumo dos gaúchos. Promovida há mais de três décadas pela Associação Gaúcha de Supermercados, a Expoagas 2014 deverá congregar 38 mil pessoas ligadas à cadeia do abastecimento, oriundas dos 27 estados brasileiros e de pelo menos outros nove países, em uma programação que incluirá palestras, seminários, cursos, workshops, visitas-técnicas e, principalmente, a feira de negócios.
A 33ª edição do evento terá uma série de modificações, com vistas ao fomento de negócios e à segmentação da programação técnica, que passa a abranger gestores e colaboradores dos mais diferentes setores do varejo e da indústria. Na Feira de negócios, a principal novidade será a ampliação do sorteio de prêmios entre os compradores da Expoagas: além do já tradicional sorteio de um automóvel ao final do evento (neste ano, será um Hyundai HB20), a Agas vai sortear dois notebooks entre os visitantes que efetuarem compras nos dois primeiros dias do encontro. Para concorrerem aos três prêmios, os participantes da feira vão receber um cupom a cada R$ 1 mil em compras junto aos expositores. Outra atração dos pavilhões de negócios será o espaço Vinhos do Brasil, idealizado em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho, que congregará 12 vinícolas gaúchas, em incentivo à bebida nacional. "Muitas mudanças refletem a preocupação do setor supermercadista gaúcho em oportunizar crescimento a toda a cadeia, já que a indústria gaúcha perdeu cerca de 15% de participação no PIB do Estado nos últimos cinco anos. Este é um cenário que nos preocupa, porque uma economia só é forte e tem seu crescimento sustentável se a indústria também se desenvolve", observa o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo. A sustentabilidade, inclusive, será tema de um dos painéis da Convenção, e é um dos assuntos a serem debatidos nos três dias de evento. "Queremos ampliar o conceito de sustentabilidade, que vai muito além da preocupação ambiental. Qualquer empresa ou organização tem que ser ecologicamente correta, mas também precisa ser socialmente responsável e economicamente viável. Este é a sustentabilidade em que acreditamos", explica o dirigente.
Para todo o varejo - Desenvolvida originalmente com a participação maciça de supermercadistas, a Expoagas tem ampliado seu leque de abrangência ao longo dos anos. Em 2014, além dos supermercados, a inscrição para o evento foi mais uma vez franqueada, até o dia 8 de agosto, para outros setores do comércio, como padarias, açougues, lojas de conveniência, restaurantes, hotéis, bazares, hospitais, farmácias, lojas de R$ 1,99, agropecuárias, petshops e outras empresas do varejo, que vão à feira em busca de novidades, condições especiais de pagamento, tendências, novas tecnologias, networking, qualificação profissional e parcerias. Segundo o presidente Antônio Longo, o caráter plurissetorial do evento acompanha uma tendência do segmento de supermercados, que vem agregando oportunidades de negócio às lojas. "Hoje, o supermercadista divide uma loja em diversos pequenos negócios: a padaria é um, o açougue é outro negócio, a mercearia também, e todos têm de se rentabilizar. Além disso, cada vez mais empresas do setor estão oportunizando locações de sublojas, como farmácias, livrarias, restaurantes e gráficas, transformando o supermercado em um grande centro de conveniência e de negócios", destaca.
Negócios deverão ter volume recorde - O incremento no volume de negócios concretizados na Expoagas 2014 em relação à edição passada deverá acompanhar o crescimento do setor supermercadista neste ano, que permanece na casa dos 4% a 5%. Segundo estimativas da Agas, cerca de R$ 350 milhões deverão ser transacionados entre visitantes e expositores nos três dias do encontro, superando o recorde do ano passado (R$ 333,9 milhões). "Em 2013, a feira encerrou com uma venda média de R$ 981,7 mil por estande", lembra o gerente executivo da Agas, Francisco Schmidt. Entre os 342 expositores, a maioria mais uma vez é de gaúchos: 71,3% dos estandes serão de empresas do Estado, o que garantirá à indústria local uma oportunidade de alavancar as vendas para o segundo semestre. São Paulo (11,8%) e Santa Catarina (7,3%) são, respectivamente o segundo e o terceiro estado que estarão representados em maior número na feira, que terá em 2014 a volta de expositores da Argentina. "Nossa preocupação é oportunizar à indústria gaúcha uma grande vitrine para seus produtos, já que no ano passado cerca de 9% dos negócios concretizados na Expoagas foram fechados junto a varejistas de outros países", destaca o presidente Longo.
Neste ano, 23,5% dos expositores serão estreantes na Expoagas, enquanto 76,5% voltarão ao evento. "Saudamos a renovação de parte dos estandes, este é um sinal de que novas micro e pequenas empresas estarão aproveitando este grande palco de negócios que é a feira", destaca o supermercadista. Buscando fomentar este rodízio entre os pequenos e viabilizar a participação de novas empresas, a Agas voltou a disponibilizar, em 2014, estandes pré-projetados de 4m² e 9m² com valores mais acessíveis.
Consumidor está em busca de opções - Entre as categorias de produtos em destaque nos estandes, estarão em evidência na Expoagas 2014 setores como equipamentos, bazar e importados, cada vez mais adquiridos por supermercados de pequeno e médio portes. Produtos funcionais e "saudáveis", itens para animais e lançamentos que tragam praticidade ao cotidiano das famílias também dão o tom do que os consumidores gaúchos estão procurando nas gôndolas do setor. "Neste ano, a indústria identificou que o consumidor quer ter opções de tamanhos e de diferentes preços, por isto muitas novidades dos estandes ficarão por conta da variedade e do lançamento de novas embalagens", aposta Longo.
Três segmentos são novidade entre os 342 expositores: pela primeira vez em seus 33 anos, a Expoagas terá estandes de companhias que vendem geradores, além de escritórios de advocacia e de empresas de segurança/carro-forte. "A feira é um reflexo das demandas do setor e das necessidades dos consumidores. A instabilidade dos serviços de energia e as altas taxas de contas de luz, em um País com hidrelétricas abundantes e energia limpa, é um dos gargalos do varejo. Os escritórios advocatícios também têm no comércio um número crescente de clientes, já que o emaranhado tributário e as novas exigências trabalhistas dificultam a compreensão pelo empresário. Por outro lado, saudamos a diminuição da informalidade no setor", opina Antônio Cesa Longo.
O perfil de quem visita - Majoritariamente varejistas (no ano passado representaram 82,1% do total), os visitantes da Expoagas também são, em sua maioria, gaúchos. Conforme levantamento do Instituto Segmento Pesquisas, do total de negócios concretizados na feira em 2013, 49,3% foram efetuados junto a varejistas do RS, 41,8% a compradores de outros estados brasileiros e 9% das transações foram fechadas junto a empresas de outros 11 países. A Associação Gaúcha de Supermercados espera receber, durante os três dias do evento, em 2014, pelo menos 90 caravanas com supermercadistas de todo o interior do Estado - que têm metade dos custos de deslocamento à Capital subsidiados pela entidade.
Visitas-técnicas, seminário de RH e cursos são novidades da Convenção
Além das oportunidades de negócio da feira, outro ponto alto da Expoagas 2014 será a 33ª Convenção Gaúcha de Supermercados, que teve sua programação ampliada para abranger setores operacionais do varejo e da indústria. As palestras magnas, realizadas tradicionalmente pela manhã, neste ano vão começar mais tarde, às 10 horas, pelas dificuldades de locomoção e de fluxo no trânsito. Os conferencistas em destaque neste ano serão o maestro João Carlos Martins, que vai abrir o cronograma do evento com o tema A música venceu, dia 19 de agosto; o filósofo e professor Clóvis de Barros Filho, que no dia 20 de agosto falará sobre A vida que vale a pena ser vivida; e Clóvis Tavares, mágico e palestrante, com o tema A arte de fazer gols: transformando desafios em oportunidades, no dia 21.
Novidade já no primeiro dia da Convenção, às 12h30 de 19 de agosto, o Almoço dos Presidentes vai reunir convidados, dirigentes da Associação Brasileira de Supermercados, da Agas e de outras associações estaduais do setor, além de lideranças políticas, de entidades de classe e da imprensa, para uma Reflexão sobre o futuro do varejo, com o diretor da Coexistir Consultoria, Silvio Laban, e o presidente do Instituto Popai Brasil, Romano Pansera.
Principal diferencial da programação deste ano, o Seminário de RH ocorrerá às 14 horas de 21 de agosto, terceiro dia da Convenção, com o consultor, apresentador e colunista Max Gehringer falando sobre mercado de trabalho em debate que contará, também, com as gestoras de pessoas da Rede Unidasul, Maria Augusta, e do Super Maia, Nayra Maia. "A área de recursos humanos, a descoberta e retenção de talentos e a gestão de pessoas são um dos principais entraves para o desenvolvimento do setor", explica Antônio Cesa Longo, justificando a novidade na programação. Tradicionais espaços para mulheres e sucessores do setor, o Agas Mulher e o Agas Jovem também são uma marca registrada do evento. Dia 19, às 16 horas, a jornalista Leila Ferreira vai falar sobre A arte de ser leve para um público estimado de 500 mulheres. No dia seguinte, também às 16 horas, o publicitário, professor e painelista Dado Schneider abordará A moderna liderança por adesão em palestra para jovens do varejo e da indústria.
Outra atração que será incorporada pela primeira vez à programação da Convenção Gaúcha de Supermercados visa aliar os conhecimentos teóricos das palestras e seminários à rotina prática do setor. Assim, as visitas-técnicas ocorrerão sempre às 13h30, guiadas por professores do Departamento de Capacitação da Agas, aos centros logísticos da Oniz Distribuidora e do Walmart (dia 19); aos supermercados Asun Cidade Baixa e Zaffari Wallig (dia 20); e às indústrias Vonpar e Trivialy (dia 21). A participação nas visitações é limitada à capacidade dos ônibus e pode ser garantida mediante pré-inscrição.
No Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT), a programação foi significativamente expandida: além do Seminário Jurídico (que neste ano terá os especialistas Juarez Freitas e Ricardo Vontolini falando sobre sustentabilidade, dia 19) e das palestras (em diversos horários, com temas como vendas, risco de expansão e mudanças no mercado), o espaço de qualificação profissional terá pela primeira vez cursos e workshops voltados ao chão de loja do setor, abordando temas para públicos específicos, como a operação com pães congelados, a rentabilização da venda de queijos, como trabalhar a seção de açougue e negociação com fornecedores. "São painéis ministrados pelos maiores especialistas do Brasil, destinados a públicos específicos, onde a troca de experiências é tão importante quanto o conteúdo técnico", explica a coordenadora de Capacitação da Agas, Angelita Garcia. Toda a programação do CAT será gratuita, mediante pré-inscrições pelo e-mail expoagas@agas.com.br.
Supermercadista honorário Agas - Nesta edição da Convenção, a entidade homenageará com o título de Supermercadista Honorário o diretor do Hotel Villa Michelon e fundador da marca de massas e biscoitos Isabela, Moisés Michelon. Ele será agraciado na solenidade de abertura do evento, no dia 19 de agosto, por ser o grande incentivador da primeira edição da Expoagas quando a feira estava nascendo, em 1982, e contava com apenas 12 expositores.
Inscrições: www.agas.com.br | Informações: (51) 2118-5200 ou expoagas@agas.com.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AGAS - Associação Gaúcha de Supermercados