Da esq. p/ dir. Ivan Chagas, Carlos Santos, Marcos Manéa, Adriano dos Santos
O Workshop ABRAS & Estaduais - Conhecimento e Networking do Setor Supermercadista em Santa Catarina foi realizado na última quinta-feira (14/8) em Florianópolis (SC). Durante o evento, promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) e Câmara Empresarial de Supermercados da Fecomércio, foi apresentada a 14ª edição da Pesquisa Prevenção de Perdas em Supermercados, elaborada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS em parceria com FIA/Provar, Ibevar e Nielsen. O estudo mostra que as perdas nas lojas brasileiras em 2013 chegaram a 2,52% do faturamento líquido do setor, somando R$ 5,3 bilhões, levando-se em conta o faturamento anual do setor de R$ 272,2 bilhões (Ranking ABRAS-SuperHiper 2014).
Em relação à pesquisa (disponível no site www.escolaabras.com.br), Santa Catarina teve um bom desempenho como a quarta colocada no quesito de número de empresas participantes, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. No total mais de 2 mil lojas brasileiras participaram. Um dos diferenciais da 14ª Pesquisa Prevenção de Perdas em Supermercados é que a deste ano (2013, vigência 2014) teve amostragem por tamanho de loja, representando uma evolução no processo. O contingente majoritário fatura até R$ 100 milhões (56%). Outro dado significativo é que cresceu o número de empresas com áreas atuantes em prevenção de perdas, de 28% (2012) para 61% (2013).
No evento, aconteceram também palestras de Ivan Chagas (RR Etiquetas) e Carlos Eduardo Santos (Plastrom Sensormatic), também dentro do enfoque do tema perdas. O diretor executivo da ACATS, Antonio Carlos Poletini e o presidente da Câmara Empresarial de Supermercados da Fecomércio e delegado da ACATS, Adriano Manoel dos Santos, que também é diretor da ABRAS, fizeram pronunciamentos representando as entidades promotoras do evento.
O que mais os palestrantes enfatizaram foi que a questão de perdas precisa sair mais do campo operacional e situar-se no foco estratégico, ser também mais educativa e menos corretiva. A melhor estratégia recomendada no Workshop é a de melhorar a gestão operacional nas lojas tendo o foco na redução de perdas e fazer isso com o envolvimento de todos os setores da empresa. O tripé fundamental leva em consideração: a formalização de processos, a capacitação de pessoal e a utilização de ferramentas de controle.
Fonte: ACATS/ABRAS