A Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) realizou, ontem à noite, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, a premiação Ranking AGAS 2015. A entidade premiou os supermercados que mais mereceram destaque por seu crescimento ao longo do ano passado. Ao todo, 11 companhias supermercadistas foram contempladas por seu crescimento, além de outras 12 homenagens aos supermercados mais antigos do Estado. Também foram agraciadas agências de publicidade por campanhas de comunicação nas áreas do varejo, indústria, entidades de classe e serviços.
Segundo o presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, a iniciativa volta a consagrar empresas de todos os tamanhos, distinguindo-as em 11 categorias. "Tivemos a preocupação de avaliar cada empresa de acordo com suas possibilidades de mercado, reconhecendo o trabalho feito por pequenas, médias e grandes companhias do autosserviço gaúcho", explica Longo. Em 2014, o setor supermercadista no Estado teve um aumento de 3,4% nas vendas, em comparação com 2013. Ao todo, o faturamento chegou a 24,1 bilhões. O resultado superou o desempenho nacional que, no ano passado, evoluiu 1,8%. "O ano de 2014 superou as expectativas, em função da conjuntura econômica de dificuldades. Em 2015, o setor deve ter crescimento real de 1,5%", afirma Longo.
O Ranking AGAS foi desenvolvido pelo departamento econômico da associação, entre janeiro e março, e ouviu as 251 maiores empresas do setor supermercadista gaúcho sobre temas como faturamento, meios de pagamento, perfil da mão de obra, mudanças e tendências e projeções para os próximos meses.
Veículo: Jornal do Comércio - RS