Curso de formação de gerentes conta com 24 participantes de Mato Grosso e outros estados

Leia em 3min 30s

Ficar antenado com o que acontece na loja, ler muito sobre o segmento varejo supermercadista, tirar um tempo para ser estratégico e entender o comportamento do cliente. Estas foram algumas dicas passadas pelo instrutor Frederico Gorgulho durante o Curso de Formação Estratégica de Gerentes e Líderes de Supermercados, realizado nos dias 28 e 29 de abril, em Cuiabá, pela Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT).

 

De acordo com o instrutor, os 24 alunos participantes do curso estavam bem interessados em saber as novas tendências do varejo. "Buscamos trazer a realidade do que acontece no setor supermercadista e isso muitas vezes não está nos livros. Foram vários cases de sucesso para que os participantes possam aplicar nas lojas, dentro do universo financeiro e mercadológico de cada um", destacou Frederico Gorgulho.

 

O curso, segundo a secretária executiva da ASMAT, Tatiane Sanches, atendeu ao objetivo principal de promover o conhecimento e qualificar os gerentes para uma gestão produtiva, eficiente e eficaz. "Nossa meta é oferecer qualificação que atenda aos associados e seus colaboradores. O Curso de Formação de Gerentes foi um sucesso e já estamos formatando novos eventos para os próximos meses", informou Tatiane.

 

Os alunos aprovaram. "Gostei muito do curso e anotei bastante para repassar aos demais colaboradores da empresa", disse o gerente Kleuton Correia Rodrigues, da Distribuidora de Alimentos Sonora, que veio de Sonora (MS) para a capacitação. O proprietário do Supermercado Maravilha, Romeu Carlos Machado, de Feliz Natal (MT), também rodou alguns quilômetros para participar do curso. "Penso em futuramente contratar um gerente e para isso também devo estar bem preparado", afirmou Romeu.

 

A encarregada operacional da rede Comper, Maria Selex, de Cuiabá, ressaltou que vários pontos que ela não tinha conhecimento foram abordados. "Este curso veio ao encontro da minha função e vai contribuir para o meu desenvolvimento profissional. Os exemplos citados nas aulas me chamaram muito a atenção", completou.

 

Em dois dias de curso os participantes tiveram aulas expositivas e teóricas, além das dinâmicas de grupo, discussões em sala e apresentação de vídeos e cases de sucessos supermercadistas. O conteúdo programático foi dividido em quatro módulos: Gestão de pessoas; Comercial/Financeiro; Operação de Loja/Mercadorias; e Consumidor & Varejo/Marketing. Também participaram do curso supermercadistas de São José do Rio Claro, Comodoro e Várzea Grande.

 

Jovens supermercadistas
A presença de dois jovens, filhos de supermercadistas de Cuiabá, chamou a atenção de alguns participantes do Curso de Formação Estratégica de Gerentes e Líderes de Supermercados realizado pela ASMAT: Breno Leite Morbeck Teixeira, do Supermercado São Jorge, e Leonardo Luiz Pereira Raimondi, do Supermercado Iguaçu.

 

Ambos possuem 20 anos e já atuam na empresa da família. Breno, recém-formado em Administração de Empresas, quer seguir o negócio da família. "Eu gosto de trabalhar com supermercado e disse isso ao meu pai. O trabalho na loja é fantástico, por ter contato com diversos clientes e várias realidades", explicou.

Leonardo também gosta do que faz e sente sede de inovação. "Devemos ser mais competitivos, pois estamos brigando com grandes lojas", diz. A vontade de crescer e expandir às vezes é freada pelo pai, experiente empresário com 26 anos de mercado. "Consigo convencer meu pai com números e argumentos", comemora.

 

Para os dois jovens supermercadistas o Curso de Formação agregou muito em termos de conhecimento e exemplos do dia a dia. "Somos amigos e sempre trocamos ideias sobre as novidades do setor. Combinamos juntos de participar do curso para aprendermos ainda mais sobre supermercados", concluíram Breno e Leonardo.

 

O supermercadista Romeu Carlos Machado, de Feliz Natal, fez questão de destacar a presença dos dois jovens no curso. Para ele, o exemplo dos dois deu ainda mais gás para que também invista no seu negócio e se prepare para as novidades do momento. "Gostei muito dos meninos, me chamou muito a atenção", finalizou.

 

 


Fonte: Luciane Mildenberger - Asmat

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais