Presidente da ABRAS, Fernando Yamada
|
Atanázio fez um balanço das atividades da entidade no último ano, chamando a atenção para os projetos inovadores criados pela ACATS, como o Supermercado Lixo Zero e o Alimento Sustentável, de rastreabilidade alimentar (RAMA-SC) e afirmou que, apesar do cenário econômico, o setor em Santa Catarina deve manter seu processo de crescimento este ano. "Estamos sentindo um clima desfavorável para o consumo, no momento. Mas temos confiança de que essa tendência deve se reverter no segundo semestre, quando pode ocorrer uma reação no consumo, talvez mais tímida, porém positiva."
O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, também participou do evento. Na oportunidade, ele assinou o decreto que amplia a isenção de impostos de produtos hortifrutigranjeiros no estado, que alcança frutas, legumes e verduras quando ralados, cortados, picados, fatiados, torneados, descascados, desfolhados, lavados, higienizados, embalados ou resfriados. Desde que não sejam cozidos e não tenham adição de quaisquer outros produtos. O decreto foi aprovado no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
"É uma medida importante, uma conquista fundamental para o setor. Tudo o que era acondicionado pagava imposto e agora passa a ser isento. Também se ganha muito em apresentação do produto, volume de vendas e oferece segurança ao produtor. O decreto vem beneficiar o agricultor e o cidadão", disse o governador.
O presidente da ABRAS, Fernando Yamada, durante a solenidade, em seu discurso destacou a importância da mobilização do setor e do fortalecimento da sua representação política, especialmente com a criação, em abril passado, da nova Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, pelo Congresso Nacional, com o apoio da ABRAS e União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS).
"Nosso grande desafio é levar as demandas da Frente adiante. Buscamos uma ampla participação de todos, para que empresários e parlamentares possam estar mais próximos e, assim, traçar metas de trabalho em temas de grande interesse nacional, como a simplificação tributária, por exemplo, uma das pautas prioritárias da Frente e da UNECS."
A noite também foi de homenagens especiais. A ACATS agraciou com a comenda de sócios honorários da entidade os supermercadistas catarinenses Nilton Bolan e Vergílio Acácio de Souza Ferreira Santos.
A solenidade de abertura contou ainda com a presença do prefeito de Joinville, Udo Dohler, do presidente do Conselho Deliberativo da ACATS, Adriano Manoel dos Santos, entre outras autoridades.
Convênio
Também durante a solenidade foi firmado um convênio entre a ACATS e a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (BADESC), em que a instituição coloca à disposição dos supermercadistas associados da ACATS todas as linhas de crédito visando o desenvolvimento do setor.
Outro compromisso ratificado no evento foi o Termo de Cooperação Técnica da ACATS com a Secretaria da Agricultura e Pesca, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) e Epagri, para integrar ações destes órgãos ao Programa Alimento Sustentável de rastreabilidade do alimento. Estas ações focam na maior segurança alimentar através de controles de uso de agrotóxicos e de incentivo a praticas de rastreabilidade. Na ocasião, o secretário da Agricultura e Pesca, Moacir Sopelsa, e os presidentes da CIDASC, Enori Barbieri, e da Epagri, Luiz Hessmann, confirmaram o documento pelo trade da agricultura catarinense.
Mais informações:
acats@acats.com.br
www.exposuper.com.br
Redação Portal ABRAS/ Assessoria de Comunicação da ACATS