Mais um curso realizado pela Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT) atingiu o limite máximo de vagas e agradou os participantes. O Curso Exposição e Reposição de Mercadorias contou com 53 inscritos de vários municípios do estado, como Cuiabá, Várzea Grande, Campo Verde, Rosário Oeste, Diamantino, São José dos Quatro Marcos e Água Boa, e de Sonora (MS). A capacitação aconteceu no dia 24 de junho, na sede da associação, em Cuiabá.
A gestora de Apoio Administrativo Financeiro da ASMAT, Letícia Assis, se surpreendeu com a procura do curso por supermercadistas do interior de Mato Grosso. "Tivemos a participação de 37 pessoas somente do interior. Isso demonstra a necessidade e interesse por qualificação na área de supermercados. Para a associação é muito gratificante poder dar retorno aos supermercadistas, oferecendo cursos que venham ao encontro das suas necessidades", enfatizou.
Os participantes reconhecem a necessidade de qualificação em áreas estratégicas como a exposição e reposição de mercadorias na loja. "Viemos em quatro pessoas de Água Boa e ficamos satisfeitos com o aprendizado. É muito importante se aprimorar, relembrar assuntos atuais como a validade de produtos, exposição e tendências para aplicar no supermercado", disse o gerente Comercial Everton Brandão, do Hiper Machado de Água Boa.
Já o repositor Robert Willian Diniz Carneiro, do Supermercado Carvalho, de Primavera do Leste, gostou bastante do curso por abordar temas que por mais que ele saiba, acaba não fazendo no dia a dia. "Muito bom relembrar aquilo que sabemos fazer, mas que as vezes passa batido devido à rotina", completou.
Para Silvia Mirella Souza, repositora do Supermercado Iguaçu, de Cuiabá, o assunto foi bem impactante. "Tudo o que aprendi vou usar, principalmente tratar bem os clientes", lembrou. Ela disse que vai levar o que aprendeu adiante, ensinando os colegas de trabalho.
Qualidade ao cliente
Durante o curso, os participantes puderam aprender como fazer a exposição dos produtos no supermercado, o papel e a responsabilidade do expositor, layout da loja e a influência sobre o consumo, organização por categoria, técnicas de exposição, movimentação dos produtos e segurança no trabalho, entre outros.
"Trabalhamos bastante a questão do preço e da data de validade dos produtos para garantir a qualidade aos clientes. Os alunos conseguiram entender e vão aperfeiçoar isso na loja, pois já sabem e agora precisam trabalhar em cima disso, ou seja, vão colocar em prática no supermercado o que aprenderam no curso", explicou a instrutora do curso, Maria de Fátima Guedes dos Santos, capacitada e certificada pela Escola Nacional de Supermercados.
Outros participantes também gostaram do curso e recomendam a capacitação, como a encarregada de loja Geiza Magalhães da Silva, da Casa do Padeiro; e Yuri Mariano Satelis, proprietário da Kambukira, ambos de Cuiabá. "As coisas estão mudando e precisamos evoluir", ressaltou Yuri.
O encarregado de Depósito, Roger Walison Ramos, do Supermercado Amigão, de Sonora (MS), destacou o aprendizado que recebeu. "Aprendemos a colocar os produtos nas gôndolas, a falar e a atender o cliente, e a trabalhar o layout da loja. Com certeza seremos multiplicadores para os colegas que não puderam participar", finalizou.
Empacotador
O próximo curso da Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT) será no dia 22 de julho, das 8h às 18h, sobre Empacotador, que é o finalizador de toda a experiência do cliente na loja. O curso será ministrado pela professora Maria de Fátima Guedes dos Santos. Mais informações no site: www.asmat.com.br
Luciane Mildenberger - Asmat