APAS promove encontro para mostrar como a tecnologia pode colaborar com os resultados dos supermercados

Leia em 2min 10s

A APAS reuniu ontem (20) CIOs de renomadas companhias do varejo nacional para um debate que trouxe à tona como a tecnologia pode colaborar com os resultados dos supermercados diante do atual momento econômico do país, a partir de apresentações de como suas redes têm atuado ao longo deste ano. O debate, que foi prestigiado por 42 profissionais do setor, foi mediado pelo diretor de Tecnologia da APAS, José Flávio Fernandes.


O início do evento foi marcado pela palestra do diretor associado da PwC Brasil, Jorge Inafuco, que fez uma análise do varejo mundial a partir da pesquisa Total Retail, realizada pela consultoria e lançada no país em março deste ano, que mostra como a tecnologia está relacionada no cotidiano das pessoas.

"As quatro grandes conclusões do estudo mostram uma era de disrupção. São elas: a evolução da loja física, o avanço dos dispositivos móveis, as redes sociais (que promovem um relacionamento entre as marcas e os consumidores), e as mudanças demográficas, pois o padrão será o consumidor digital", avaliou Inafuco.


O CIO da Lojas Pernambucanas , João Marcelo Costa, contou que a companhia focou na estratégia de virtualização em 2015. Segundo ele, a companhia não era agressiva nessa área, pois apenas uma parte do ambiente era virtualizada. "Nesse momento de contenção de custos, aproveitamos para potencializar esta estratégia de virtualização e com isso conseguimos ter uma redução em torno de 15% nos contratos de manutenção de hardware, porque são eliminados muitos servidores físicos", resumiu Costa.


Já o CIO dos Supermercados Irmãos Lopes, Ricardo Marquetti, explicou que a tecnologia é uma das diretrizes definidas pela rede para esse momento de crise. Ele disse que os processos e sistemas da companhia devem garantir uma melhor experiência de compra aos consumidores.

"O cliente chega à loja e pode até esperar um pouco na fila do açougue, não encontrar um produto, mas na hora de pagar, se estiver sem sistema e ele tiver que ser direcionado a outro local para realizar o pagamento, ele vai embora", exemplificou Marquetti.


Assim como os Supermercados Irmãos Lopes, a Ótica Diniz foca na experiência de compra dos clientes, como explicou o CIO da rede, Fernando Fanizzi. "Estamos muito atentos à mudança no comportamento do consumidor e o relacionamento é algo que não vai deixar de existir. Não é preciso ser extremamente sofisticado. Temos que investir em algo diferenciado, com movimentos leves e efetivos".




Assessoria de Comunicação da APAS

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais