Crescimento nas negociações é de 11% em relação à edição do ano passado
A Expoagas 2015 – 34ª Convenção Gaúcha de Supermercados chegou terminou ontem (27/8), no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, sublinhando as tendências do setor supermercadista e destacando as apostas da indústria para o segundo semestre deste ano. Realizada desde terça-feira (25) pela Associação Gaúcha de Supermercados, a feira apresentou ao varejo mais de 800 lançamentos, e encerrou com um volume recorde de negócios, na ordem de R$ 409 milhões – o que representa um crescimento de 11% sobre a edição anterior do evento e uma venda média de R$ 1,19 milhão por empresa expositora. O resultado positivo foi puxado por fornecedores de produtos de higiene e limpeza, de laticínios e de alimentos, e evidencia uma preocupação crescente dos consumidores gaúchos com produtos “saudáveis” e que proporcionem bem-estar.
Segundo dados apurados pelo Instituto Methodus nos dois primeiros dias da feira, 47,8% das vendas concretizadas na Expoagas 2015foram junto a varejistas gaúchos, 40,3% a compradores de outros estados brasileiros e 11,7% junto a companhias de outros países. De acordo com os expositores entrevistados, aumentar as vendas, fixar sua marca no mercado e conquistar novos clientes foram os três principais motivos da participação no evento. A pesquisa foi realizada junto a 100 expositores da mostra, sendo 79% da indústria, 8% do comércio e 13% do setor de serviços.
Conforme estimativas da Agas, 44,1 mil pessoas terão passado pelos corredores do Centro de Eventos da Fiergs ao final da feira, número 9% superior ao ano passado, representando 6,3 mil empresas diferentes – um crescimento de 18% no número de CNPJs em relação a 2014. Entre os visitantes, 82% são varejistas. “O comerciante é um otimista por natureza e, em momentos de instabilidade econômica como este, está em busca de oportunidades para crescer. É isto que a Expoagas proporciona, mais negócios, qualificação e novas parcerias”, destaca o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo.
Tendências e hábitos de consumo – Ao contrário do ano passado, quando os negócios foram alavancados por empresas de máquinas e equipamentos, a Expoagas 2015 destacou o foco da indústria e do varejo em produtos para o consumidor final. “O gaúcho está com o poder de compra reduzido e valorizando mais do que nunca sua renda, e isto faz com que ele não abra mão da qualidade, mas pesquise muito preço”, observa Patrique Nicolini Manfroi, diretor da Agas, ressaltando que a feira apresentou ao varejo cerca de 800 lançamentos.
Tradicional termômetro dos hábitos de consumo dos gaúchos, a feira evidenciou sobretudo novidades em alimentos sem gordura trans, sem glúten, sem lactose ou com menor teor calórico. “É um nicho em crescimento, assim como as cervejas artesanais, que estiveram pela primeira vez na feira”, destaca Nicolini. Na área de tecnologia, soluções que garantem a segurança das empresas e dos consumidores, como máquinas facilitadoras de troco e cofres inteligentes, foram atração.
Questionados pelo Instituto Methodus sobre a movimentação de negócios nos estandes, 71% dos expositores informaram que realizaram negócios com profissionais de outros setores, que não supermercados. Os segmentos mais citados pelos fornecedores participantes da feira foram, pela ordem, restaurantes (56%), padarias (51%) e lojas de conveniência (42%). Segundo a pesquisa, 86,5% dos 344 expositores da Expoagas 2015 pretendem voltar à feira em 2016. As empresas expositoras ouvidas apontaram que, em média, as vendas na Expoagas representam 17,7% do total do faturamento de agosto. 73,5% dos expositores ampliaram a carta de clientes nos dois primeiros dias da feira e 99% atribuíram à Expoagas 2015 a classificação de muito importante ou importante para o desenvolvimento da sua companhia.
Programação – Recheada de atrações como o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, a atriz Cláudia Alencar e os músicos da Família Lima, dentre outros conferencistas, a programação da 34ª Convenção Gaúcha de Supermercados abordou temáticas como a ética, o trabalho em empresas familiares, o empreendedorismo e vendas. Na programação técnica, voltada para profissionais da operação do setor, estiveram em evidências assuntos como redução de custos, cuidados com a aplicação da logística reversa e minimização de desperdícios.
Segundo o presidente dos Comitês Jurídico e de Capacitação da Agas, Ezequiel Stein, as palestras mobilizaram em média 20% mais participantes do que em 2014. “É um momento em que as empresas têm de procurar alternativas dentro da própria companhia para reduzir custos e otimizar processos. Uma avaliação interna cotidiana das operações é decisiva para o sucesso”, avalia Stein.
A Expoagas 2015 também abriu espaço para a formação de novas lideranças do setor. Na programação do Agas Jovem, quarta-feira (26), o jornalista Caco Barcellos falou sobre engajamento, criatividade e inovação durante a palestra “Profissão Empreendedora”. Conforme o presidente do Agas Jovem, Matheus Viezzer, cerca de 740 jovens prestigiaram o encontro. “Também definimos um cronograma de atividades com vistas à formação de novos líderes para o setor neste segundo semestre. As atividades incluirão visitas-técnicas e happy hours com empresários contando, aos jovens varejistas, seus cases de sucesso”, afirma Viezzer.
Às 20 horas de quinta-feira, pouco antes de encerrar o evento, a Agas sorteou um automóvel Hyundai HB20 zero quilômetro entre as empresas que efetuaram pelo menos R$ 1 mil em compras na Feira.
A Expoagas 2016, que terá o tema “35 Anos – Tradição em Bons Negócios”, ocorrerá de 23 a 25 de agosto do ano que vem no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.
Assessoria de Comunicação da AGAS