Com o objetivo de fortalecer e ampliar a campanha de prevenção e o enfrentamento às drogas em Santa Catarina, o Governo do Estado e a Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) celebram nesta quinta-feira (8/10) às 14h30 na sede do Executivo estadual um termo de cooperação técnica destinado a promover uma série de iniciativas motivadoras de adesão junto aos supermercados associados. O governador Raimundo Colombo e o presidente executivo da ACATS irão assinar o termo.
A campanha "Drogas. Não dá mais pra aceitar" é uma iniciativa do Governo do Estado de SC por meio de um conjunto de ações multissetoriais para de sensibilizar a sociedade para a repercussão que o uso de drogas causa não apenas na vida do usuário, mas em todo o núcleo social em que ele está inserido.
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, a cada dez casos de violência registrados em Santa Catarina, sete estão relacionados a drogas ilícitas. Isso impacta diretamente a população. Em outros setores, não é diferente. Entre a população carcerária, por exemplo, 42,1% dos presos são por tráfico. O índice é maior que o de roubo (16,9%), furto qualificado (13,2%), homicídio (12,6%), furto simples (9,6%) e latrocínio (4%).
Para o presidente da ACATS, Atanázio dos Santos Netto, a participação nesta campanha reforça o papel social da entidade em mobilizar os supermercados associados, sensibilizando-os para esta causa que afeta também o setor e que é relevante para toda a Sociedade.
"Pelas nossas lojas localizadas em todas as regiões e cidades catarinenses passam diariamente milhares de pessoas as quais poderão ser impactadas de diversas maneiras com as mensagens da campanha. A ACATS fará todo o esforço para garantir a maior adesão possível dos empresários associados ", garantiu o dirigente.
O diretor executivo da entidade, Antonio Carlos Poletini, informou que os supermercados tem uma série de canais possíveis de comunicação com o seu público e que já foram utilizados com êxito em outras campanhas, tais como mensagens em sacolas plásticas, tabloides de ofertas de produtos, murais e demais áreas de grande visibilidade. "Nosso objetivo é levar essa mensagem do não às drogas aos consumidores e seus familiares enquanto eles estiverem no ambientes das lojas, o que trará com certeza bons resultados", afirmou.
Além da mobilização junto aos seus associados, a Associação Catarinense de Supermercados estará inserindo a logomarca oficial da campanha em todos os materiais de comunicação junto aos associados, bem como nos seus seus eventos.
Assessoria de Comunicação da ACATS