Solenidade de abertura da SuperNorte 2015, em Belém | |
| |
Presidente da ASPAS, José Oliveira, em discurso no evento |
O encontro anual, que tem como tema "Estratégias para superar desafios", é uma realização da ASPAS (Associação Paraense de Supermercados) com a participação de delegações das associações estaduais do Amapá, Amazonas, Roraima e Maranhão, com apoio institucional da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). O evento, que está em sua 18ª edição traz este ano importantes discussões sobre o futuro dos negócios na Amazônia e as principais tendências em gestão empresarial do varejo e comportamento do consumidor.
Solenidade de abertura
A cerimônia oficial de abertura da SuperNorte 2015 reuniu na última segunda-feira, no auditório principal do Hangar, as maiores autoridades do estado, presidentes de associações supermercadistas estaduais, executivos de empresas expositoras, empresários, fornecedores e convidados. Para o presidente da ASPAS, José Oliveira, a ideia é promover um amplo debate durante a SuperNorte sobre como se proteger das adversidades e vencer os obstáculos que surgem a todo instante no cotidiano dos empreendedores. "Em tempos de oscilação na economia, quem se destaca é quem dá um passo à frente e enxerga oportunidades onde a maioria vê dificuldade", afirmou Oliveira.
Em seu pronunciamento, o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e do Conselho Deliberativo do Sebrae-PA, Fernando Yamada, destacou a união e parceria da ASPAS com a ABRAS em prol do setor, e falou da importância do evento para o varejo na região. "O Pará saiu na frente com a realização da feira. "A SuperNorte foi conquistando cada vez mais importância no Brasil. Hoje, o evento é uma das melhores feiras nacionais no setor supermercadista".
Durante a cerimônia foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Procon-PA e a ASPAS, com a renovação do programa De olho na Validade, ação educativa para tornar o consumidor cada vez mais consciente em relação à validade de produtos alimentícios antes da compra. A campanha será desenvolvida em todas as redes associadas à ASPAS.
Feira 2015
A feira de exposições da SuperNorte 2015 reúne na área de exposições gigantes da indústria local e nacional, distribuidores, prestadores de serviços, pequenos e médios empreendedores, promovendo um encontro focado na qualidade e produtividade.
A área de mais de 3 mil metros quadrados traz este ano cerca de 70 fornecedores de produtos, serviços, equipamentos e tecnologia, que juntos representam mais de 250 marcas locais, nacionais e multinacionais.
Evento
O segundo dia da SuperNorte, ontem (13), abriu espaço para a capacitação dos profissionais. Pela manhã houve a palestra técnica Processos de varejo: performance e produtividade, com Paulo Crapina, da GS1 Brasil. Além dos cursos técnicos de coaching, gestão estratégica e de pessoas. No intervalo do almoço foi realizada a visita técnica ao supermercado Formosa, unidade Augusto Montenegro, em Belém, onde delegações do interior conhecem o funcionamento de grandes lojas da capital. À tarde, a programação foi de palestras com o jornalista Heraldo Pereira e o consultor empresarial Waldez Ludwig.
Hoje a SuperNorte repete a dose de conhecimento com cursos técnicos focados em resultados, gestão de estoques e produtividade. Além das palestras do fundador do Centro de Excelência em Varejo da FGV Juracy Parente e do publicitário Dado Schneider.
A expectativa dos organizadores é receber mais de 30 mil visitantes nos três dias, e gerar mais de R$ 30 milhões em negócios até as 23h de hoje, quando se encerra a feira.
Mara Góes - Comunicação ASPAS/ Natália Lima - Comunicação ABRAS