Pesquisa realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) indica uma perspectiva de retomada dos negócios com tendência de crescimento neste final de ano. Em média, a Acats projeta expansão de 10% nos negócios para o Natal e o Ano-novo no comparativo com o desempenho de 2014.
Seis em cada dez supermercadistas entrevistados (62,5%) revelaram que estão comprando mais produtos para as festas de final do ano na comparação com o volume de 2014. Os restantes indicaram que os estoques serão os mesmos do ano passado.
Os números sugerem forte crença no aumento de compras por parte dos clientes. É assim mesmo o comportamento das pessoas: com crise aguda, é necessário procurar refúgio e satisfação em alguma coisa prazerosa.
A comida e a bebida são, nesta hora, os itens naturais a cumprirem este papel. Mas, em outro estudo da Acats, nota-se que é menor o percentual de empresários com posição otimista em relação às expectativas.
Levantamento semelhante feito em 2013 indicava que 82% dos empresários esperavam por resultados positivos e superiores ao ano anterior (2012). Já em 2014, este percentual foi de 76%. Agora, baixou mais e é ligeiramente maior que 60%.
Site A Notícia