A Apras (Associação Paranaense de Supermercados) realiza nesta quarta-feira, dia 20 de janeiro, das 8h às 18h30, no Hotel Bourbon, em Curitiba, o I Encontro dos Empresários Supermercadistas do Paraná. O evento tem como objetivo apresentar soluções para que supermercadistas de todos os tamanhos possam reduzir os gastos com a energia elétrica e na gestão de cartões.
Palestras com renomados especialistas de empresas de cartões, refrigeração, iluminação e ar-condicionado vão mostrar como é possível cortar custos e se tornar uma empresa mais eficiente e sustentável.
Hoje, a energia elétrica representa o segundo maior custo dentro de um supermercado, perdendo apenas para a folha de pagamento. Com o aumento de mais de 100% nas contas de luz em 2015, o Encontro é uma oportunidade para o setor supermercadista se modernizar, cortar despesas e se manter competitivo no mercado.
Segundo o presidente da Apras, Pedro Joanir Zonta, este evento pode contribuir de forma significativa para que o setor supermercadista possa começar 2016 com um planejamento focado em reduzir as despesas e otimizar os resultados.
O encontro, patrocinado pelas empresas Stone, Senffnet e Getnet, já conta com 142 supermercadistas inscritos.
Inovações para reduzir custos:
Uma loja com iluminação em LED pode reduzir em até 50% o consumo de energia elétrica, o que também diminui o descarte no meio ambiente por ter uma durabilidade três vezes maior. O engenheiro Carlos Aurélio Grebe, que vai falar sobre iluminação, destaca a tendência de utilizar equipamentos que controlam a luminosidade do ambiente de forma automática.
Já o projeto arquitetônico de uma loja, além de proporcionar beleza e conforto, também pode oferecer alternativas para aproveitar a iluminação natural, como a implantação dos Dômus Prismáticos na cobertura, que permitem a entrada da luz solar e filtram em até 98% os raios ultravioletas.
Uma das tendências sustentáveis que será apresentada pelo engenheiro Rogério Rodrigues, da Eletrofrio, são as portas instaladas nos balcões de congelados e refrigerados, que mantêm os produtos mais bem conservados e reduzem em até 60% a carga térmica, contribuindo para a redução do consumo de energia. Os balcões refrigerados também podem oferecer mais um ponto de sustentabilidade ao trocar o gás R22 pelo Glicool, inofensivo à camada de ozônio e que reduz em até 90% os gases poluentes.
Em 2014, praticamente 60% de todas as vendas dos supermercados foram feitas por meio de algum tipo de cartão. Hoje, as empresas de cartão chegam a ficar com 1% a 2% do resultado do setor. O cartão alimentação, por exemplo, pode custar até 5% do preço de venda de um produto e representar até 25% da margem do supermercado. “Buscar negociações mais adequadas e conseguir um preço mais competitivo vai contribuir com todo o setor”, destaca o diretor da Apras, Adaílton Santos.
Para os supermercadistas interessados em participar, basta entrar em contato pelo e-mail secretaria@apras.org.br ou pelo telefone (41) 3263.7000.
Fonte: Assessoria de Comunicação da APRAS - Associação Paranaense de Supermercados