Evento reuniu cerca de 700 pessoas dos mais diversos segmentos do varejo
O Espaço APAS, centro de eventos da Associação Paulista de Supermercados, sediou na manhã desta terça-feira, 2 de fevereiro, a Pós NRF São Paulo 2016, na qual foram apresentadas as principais tendências do varejo mundial a 700 executivos das mais diversas áreas.
A programação e o conteúdo apresentados pelos especialistas do setor Alberto Serrentino (Varese Retail) e Eduardo Terra (BTR Educação e Consultoria), além de João Galassi, presidente do Conselho Deliberativo e vice-presidente da APAS, abordaram as principais novidades da NRF Big Show, maior Feira de varejo do mundo, realizada nos Estados Unidos em janeiro.
O encontro serviu para a troca de experiências e para oferecer uma prévia do que será apresentado na Feira APAS 2016, considerada a maior do mundo do setor supermercadista. A 32º edição será realizada de 2 a 5 de maio, no Expo Center Norte, e terá como tema ‘Perspectivas e Oportunidades'.
João Galassi abriu o evento ressaltando sua importância, principalmente neste momento de instabilidade econômica em que vive o Brasil, em que é preciso se reinventar para atrair o consumidor cada vez mais exigente.
Ele lembrou que, apesar de algumas lojas serem bem maiores que outras, na tela dos celulares elas possuem praticamente o mesmo tamanho. "Temos um varejo muito forte e nossa economia precisa ser ativada para atender o consumidor de maneira ampla. Tanto o conteúdo apresentado aqui quanto a Feira APAS têm por objetivo trazer o que precisamos discutir para melhorarmos nossa economia", disse.
A Feira APAS também foi citada pelo superintendente da APAS, Carlos Correa, como importante evento que, juntamente com a NRF, vem somar conhecimento no atual cenário da economia brasileira. "Na edição deste ano, a NRF Big Show abordou o tema Capitalismo Consciente, assuntos também abordado na Feira APAS de 2015, o que mostra a sintonia entre o varejo americano e nosso evento. Esse ano o tema da Feira APAS é Perspectivas e Oportunidades justamente para nos ajudar não só a termos perspectivas, mas a agir nesse momento em que os varejistas devem mostrar a sua força para recuperar nossa economia".
Na sua palestra, o consultor da BTR Educação e Consultoria e também presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Eduardo Terra, citou que um time técnico de 175 varejistas brasileiros foi levado ao evento nos Estados Unidos. Em seu discurso, enfatizou a Era da Globalização e a importância de os setores olharem para a geração Millennials (geração Y) que, segundo ele, está mais preocupada com experiências do que com posses.
O tema da Feira APAS 2015 foi bastante comentado por ele, principalmente ao citar que eficiência e produtividade devem ser perseguidas à exaustão. "Produtividade nos faz ter mais resultado com menos recursos. Precisamos parar de olhar para trás e criar uma agenda positiva, principalmente na política", diz.
Em tom otimista com relação à economia, falou do desafio de combinar essa agenda à inovação. "O consumo em 2016 ainda será de muita desconfiança, mas acredito em melhorias até o ultimo trimestre desse ano", finaliza.
O especialista Alberto Serrentino explicou a importância do smartphone, que permite que o consumidor compre melhor em lojas físicas e exemplificou com cases de sucesso.
Ele enfatizou que a digitalização das lojas físicas aumenta a produtividade e isso não é motivo para preocupação. "Empresas estão tendo a coragem de tomar decisões difíceis, e isso no varejo significa fechar lojas em função da crise para melhorar a operação. Esse é o momento no qual os bons crescem".
A relação com o consumidor foi ponto-chave do evento, que ainda contou com palestras dos consultores Juarez Leão (Associação Brasileira de Franshising - ABF), Grasiela Tesser (NL Informática), João Carlos Lazzarini (Retail Knowledge e Insights), Julio Takano (Kawahara e Takano Soluções para Varejo) e Maurício Queiroz (MQ Designd e Consumo).
Sobre a APAS - A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.328 associados, que somam mais de 2.830 lojas.
Assessoria de Comunicação da APAS