APAS: Tendências do varejo mundial são apresentadas a executivos paulistas

Leia em 3min 40s

Evento reuniu cerca de 700 pessoas dos mais diversos segmentos do varejo

 

 


O Espaço APAS, centro de eventos da Associação Paulista de Supermercados, sediou na manhã desta terça-feira, 2 de fevereiro, a Pós NRF São Paulo 2016, na qual foram apresentadas as principais tendências do varejo mundial a 700 executivos das mais diversas áreas.

 

A programação e o conteúdo apresentados pelos especialistas do setor Alberto Serrentino (Varese Retail) e Eduardo Terra (BTR Educação e Consultoria), além de João Galassi, presidente do Conselho Deliberativo e vice-presidente da APAS, abordaram as principais novidades da NRF Big Show, maior Feira de varejo do mundo, realizada nos Estados Unidos em janeiro.

 

O encontro serviu para a troca de experiências e para oferecer uma prévia do que será apresentado na Feira APAS 2016, considerada a maior do mundo do setor supermercadista. A 32º edição será realizada de 2 a 5 de maio, no Expo Center Norte, e terá como tema ‘Perspectivas e Oportunidades'.

João Galassi abriu o evento ressaltando sua importância, principalmente neste momento de instabilidade econômica em que vive o Brasil, em que é preciso se reinventar para atrair o consumidor cada vez mais exigente.

 

Ele lembrou que, apesar de algumas lojas serem bem maiores que outras, na tela dos celulares elas possuem praticamente o mesmo tamanho. "Temos um varejo muito forte e nossa economia precisa ser ativada para atender o consumidor de maneira ampla. Tanto o conteúdo apresentado aqui quanto a Feira APAS têm por objetivo trazer o que precisamos discutir para melhorarmos nossa economia", disse.

A Feira APAS também foi citada pelo superintendente da APAS, Carlos Correa, como importante evento que, juntamente com a NRF, vem somar conhecimento no atual cenário da economia brasileira. "Na edição deste ano, a NRF Big Show abordou o tema Capitalismo Consciente, assuntos também abordado na Feira APAS de 2015, o que mostra a sintonia entre o varejo americano e nosso evento. Esse ano o tema da Feira APAS é Perspectivas e Oportunidades justamente para nos ajudar não só a termos perspectivas, mas a agir nesse momento em que os varejistas devem mostrar a sua força para recuperar nossa economia".

 

Na sua palestra, o consultor da BTR Educação e Consultoria e também presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Eduardo Terra, citou que um time técnico de 175 varejistas brasileiros foi levado ao evento nos Estados Unidos. Em seu discurso, enfatizou a Era da Globalização e a importância de os setores olharem para a geração Millennials (geração Y) que, segundo ele, está mais preocupada com experiências do que com posses.

 

O tema da Feira APAS 2015 foi bastante comentado por ele, principalmente ao citar que eficiência e produtividade devem ser perseguidas à exaustão. "Produtividade nos faz ter mais resultado com menos recursos. Precisamos parar de olhar para trás e criar uma agenda positiva, principalmente na política", diz.

Em tom otimista com relação à economia, falou do desafio de combinar essa agenda à inovação. "O consumo em 2016 ainda será de muita desconfiança, mas acredito em melhorias até o ultimo trimestre desse ano", finaliza.

O especialista Alberto Serrentino explicou a importância do smartphone, que permite que o consumidor compre melhor em lojas físicas e exemplificou com cases de sucesso.

 

Ele enfatizou que a digitalização das lojas físicas aumenta a produtividade e isso não é motivo para preocupação. "Empresas estão tendo a coragem de tomar decisões difíceis, e isso no varejo significa fechar lojas em função da crise para melhorar a operação. Esse é o momento no qual os bons crescem".

 

A relação com o consumidor foi ponto-chave do evento, que ainda contou com palestras dos consultores Juarez Leão (Associação Brasileira de Franshising - ABF), Grasiela Tesser (NL Informática), João Carlos Lazzarini (Retail Knowledge e Insights), Julio Takano (Kawahara e Takano Soluções para Varejo) e Maurício Queiroz (MQ Designd e Consumo).

 

Sobre a APAS - A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.328 associados, que somam mais de 2.830 lojas.

 

 

 

Assessoria de Comunicação da APAS

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais