Florianópolis (SC) - Nem a presença de grande número de turistas no litoral catarinense conseguiu impedir um resultado adverso nas vendas do setor supermercadista catarinense, que recuaram 1,13% no primeiro mês deste ano de 2016 no comparativo com janeiro de 2015, já descontada a inflação no período.
Desde 2004, quando começou a ser apurado, esta foi a primeira vez que o indicador da ACATS abriu o ano comum resultado negativo. O setor fechou 2015 com seu primeiro resultado negativo nos últimos anos, (-0,50%) em relação a 2014.
Estes são dados de uma pesquisa realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) com empresas de todos os portes e regiões do Estado, balizando a atividade do setor. Os índices foram deflacionados pelo IPCA.
O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto afirmou que a retração da atividade econômica começa a ter reflexos mais acentuados, inclusive em Santa Catarina.
- A temporada turística mostrou-se excepcional, principalmente com presença marcante de turistas argentinos. Mas nem o melhor desempenho das lojas do litoral conseguiu neutralizar a retração na atividade do setor, considerando todas as regiões do Estado.
Ele exemplifica com os dados estatísticos da pesquisa realizada mensalmente pela Entidade. “De 2007 a 2015 todos os meses de janeiro registraram incremento de vendas em índices superiores a 5%. Janeiro do ano passado registrou alta de 7,86%. Em termos conjunturais, são desempenhos que foram se superando com o crescimento contínuo da economia, o maior ganho de renda, o que vinha ocorrendo nos últimos anos e agora parou”.
PÁSCOA – A próxima data comemorativa que é muito forte para o segmento supermercadista, a Páscoa, já registra na expectativa dos empresários uma nova realidade, bem diferente de anos anteriores.
Na pesquisa feita com líderes de empresas do setor de todas as regiões catarinenses, 79% informaram que compraram a mesma quantidade de produtos para a Páscoa, enquanto um segundo contingente de 21% informou que comprou menos que em 2015. Ninguém registrou um volume de compras de chocolates superior.
Na mesma sondagem feita na prévia da Páscoa do ano passado (2015), 70% dos empresários informaram que haviam comprado mais produtos que no ano anterior(2014) enquanto 23% disseram que tinham comprado mais ou menos a mesma quantidade e só 7% compraram menos produtos para a Páscoa.
Atanázio dos Santos Netto salienta que estas informações já balizam um novo momento para o setor. “A concorrência será mais acirrada porque o bolso do consumidor encolheu e as empresas precisam se reinventar para encarar este desafio que o ano de 2016 nos apresenta. Será um ano difícil, mas vamos trabalhar bastante para superar os obstáculos”, assegurou.
Termômetro de Vendas Acats 2016 (em percentuais)
Mês | mês atual x | mês atual x mês anterior | Acumulado |
Jan | (-1,13) | (-18,62) | (-1,13) |
Fev |
|
|
|
Mar |
|
|
|
Abr |
|
|
|
Mai |
|
|
|
Jun |
|
|
|
Jul |
|
|
|
Ago |
|
|
|
Set |
|
|
|
Out |
|
|
|
Nov |
|
|
|
Dez |
|
|
|
Assessoria de Comunicação da ACATS