Como manter os investimentos projetados para o setor neste ano e ao mesmo tempo recuperar as vendas que vêm caindo nos últimos meses? O que fazer diante da retração no consumo ocasionado pelo desemprego e perda na renda do consumidor? O repasse do preço dos alimentos para o varejo e, consequentemente para o consumidor final, também é um problema que requer solução junto ao fornecedor. Esses são alguns dos temas que serão debatidos no 19º Super Encontro Varejista (Sevar) do Triângulo e do Alto Paranaíba organizado pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) na próxima semana em Uberlândia.
O evento será nos dias 13 e 14 de julho (quarta e quinta-feira), no Center Convention (avenida João Naves de Ávila, 1331). Cerca de 2 mil pessoas das duas regiões, maioria composta de supermercadistas, panificadores, varejistas em geral, atacadistas e funcionários desses segmentos devem participar.
Outra atração é a Mostra de Fornecedores, das 17h às 21h, nos dois dias. Uma feira com a participação de cerca de 60 empresas expositoras com lançamentos de produtos e serviços e marcas tradicionais num ambiente destinado aos negócios e relacionamento comercial.
O Sevar é o principal evento do varejo no interior de Minas e se torna ainda mais relevante com o apoio de fortes entidades empresariais do segmento. Esta edição tem o apoio da CDL-Uberlândia, da Associação Comercial, Industrial de Uberlândia (Aciub) e do Uberlândia Convention & Visitors Bureau.
Ação social
A AMIS promove uma campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza para serem destinados a entidades assistenciais da cidade onde realiza o Sevar. Em Uberlândia, a instituição a ser beneficiada é o Núcleo Servos Maria de Nazaré. Quem quiser doar, basta levar qualquer quantidade de alimento não perecível ou produtos de higiene pessoal ou limpeza doméstica nos dias do evento. Os pontos de recebimento ficam na entrada do Sevar. Este é um trabalho do “Programa Vida”, que coordena as ações sociais da AMIS.
Confira a programação completa do evento:
Programação
1º DIA, 13 DE JULHO
Das 15h às 16h30: Palestra: “As oito dimensões do varejo”
Palestrante: Osvaldo Carrijo diretor comercial da Algar Telecom; Criador da Universidade Martins do Varejo; criador da rede Smart de Supermercados e autor do livro “O caminho da modernização pela comunicação eficaz”, sobre supermercado de vizinhança.
Das 16h30 às 17h: Solenidade de abertura com a participação de lideranças supermercadistas e autoridades locais
Das 17h às 21h: Mostra de fornecedores - relacionamento e negócios
2º DIA – 14 DE JULHO
Das 9h30 às 12h: Fórum - “Atuação do Ipem (Instituto de Metrologia e Qualidade de Minas Gerais) em supermercados”
Coordenador: Fernando Sette, diretor-geral do Ipem/MG.
Das 14h15 às 15h30 - Palestra: “Como fazer mais com menos mantendo a relevância e os resultados”
Palestrante: Valdemar Martins do Amaral, diretor da rede ABC.
Das 15h30 às 17h – “Foco na solução e nas oportunidades”
Palestrante: Artur Ximenes, coautor dos livros “Os 30 mais da motivação”; “Ser mais em Vendas” e “Ser mais com motivação”.
Departamento de Comunicação da AMIS