IV Fórum de Prevenção de Perdas em Supermercados, em SC Lançamento do Comitê de Perdas da ACATS
A Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) e a Fecomércio/SC, através da Câmara Empresarial de Supermercados, promoveu no dia 18/8 no auditório da Fecomércio, em Florianópolis, o IV Fórum de Prevenção de Perdas em Supermercados e no Varejo em Geral, com cerca de 100 participantes. Na oportunidade, foi apresentada a 16ª edição da Pesquisa de Prevenção de Perdas em Supermercados, elaborada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) em parceria com o Grupo de Prevenção de Perdas do Programa de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar). O estudo, considerado mais importante e elucidativo do setor, é a avaliação anual de perdas no varejo brasileiro, tendo sido apresentado pelo Gerente da Fundação ABRAS, Marcos Manéa.
O Fórum ainda teve também a palestra sobre Rastreabilidade como Ferramenta para Prevenção de Perdas, com a executiva da GS1 - Brasil, Karina Rocha e apresentação do case do Supermercado Montserrat, de São Paulo, que trata da reestruturação dos processos com foco na prevenção de perdas, com Edevaldo Retondo. O evento conta com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Melitta e Superpan. O setor supermercadista brasileiro registrou um índice de 2,26% de perdas em 2015, o que representa em torno de R$ 6,19 bilhões em quedas anuais, de acordo com a 16ª Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros.
A 16ª Avaliação de Perdas, realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar), contou com a participação de 302 redes supermercadistas. Dentre as principais causas de perdas registradas em 2015 pelos empresários estão: quebra operacional, furtos externos, furtos internos, erros administrativos, fornecedores e erros de inventário.
Os artigos que mais sofreram perdas no ano passado, de acordo com a pesquisa, foram: doces em geral (25%), bebidas alcoólicas e bebidas em geral (22%), carnes (14%), seguido de perfumaria (9%) e desodorantes (9%), laticínios (6%), lâminas de barbear (6%), chip de celular (5%) e brinquedos (4%).
Comitê de Prevenção de Perdas ACATS
Na manhã de quinta-feira (18/8) aconteceu na sede da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) a reunião de instalação do Comitê de Prevenção de Perdas da entidade. Airton Said, profissional que tem mais de 20 anos de experiência no setor e que é Gerente de Auditoria e de Prevenção de Perdas no Angeloni assumiu a coordenação do Comitê, que terá participantes de empresas supermercadistas associadas de todas as regiões do Estado.
O presidente executivo da Acats, Paulo Cesar Lopes, disse que a criação do comitê permitirá que as empresas possam compartilhar experiências bem sucedidas de prevenção de perdas, uma tarefa que precisa contar com a participação de todos os setores das lojas de supermercados.
O diretor executivo Antonio Carlos Poletini faz uma apresentação institucional da entidade, bem como apresentou as condições gerais de funcionamento deste novo comitê temático criado na estrutura da ACATS, que já conta com os comitês Jurídico, Tributário, Recursos Humanos e Comercial.
O Gerente de Auditoria e de Prevenção de Perdas da Rede Angeloni, Airton Said, primeiro coordenador do Comitê de Prevenção de Perdas afirmou que procurará coordenar o comitê com um trabalho em equipe.
O gerente da Fundação ABRAS, Marcos Manéa, que veio a Florianópolis participar do IV Fórum de Prevenção de Perdas em Supermercados e no Varejo em Geral, entende que a possibilidade de integração de agendas dos diversos comitês temáticos existentes na ACATS será fundamental para a conquista de bons resultados neste novo comitê.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ACATS