As perdas nos supermercados brasileiros atingiram R$ 6,19 bilhões em 2015, o que representa um índice de 2,26% em quedas anuais, segundo a 16ª Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros. Dentre as principais causas de perdas registradas pelos empresários estão: quebra operacional, furtos externos, furtos internos, erros administrativos, fornecedores e erros de inventário.
Como forma de capacitar supermercadistas e seus colaboradores sobre o assunto, a Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT) realizou o curso presencial de Eliminação de Desperdícios e Perdas, no dia 24 de agosto, em Cuiabá. Participaram funcionários dos Supermercados Himitsu, Residencial e América, além do Assaí Atacadista e Paiol Produtos Naturais, de Cuiabá; e dois representantes do Supermercado Maravilha, de Feliz Natal.
O curso foi ministrado pelas multiplicadoras Maria de Fátima Guedes e Sirlei Branco, capacitadas e certificadas pela Escola Nacional de Supermercados. "Mostramos aos alunos a importância de se identificar, quantificar e eliminar os desperdícios e perdas, levando-se em consideração serem fatores fundamentais nos resultados e lucratividade do supermercado", explicou Maria de Fátima.
Segundo ela, se o supermercadista não tiver uma equipe comprometida e engajada vai continuar tendo perdas. "O foco hoje é eliminar as perdas e não apenas reduzi-las. Para isso, é muito importante rever rotinas, planejar, padronizar e envolver todos os colaboradores, que serão os principais fiscais da loja", concluiu a instrutora.
As maiores perdas acontecem nas seções de frutas, legumes e verduras; peixaria; padaria/confeitaria e têxtil.
AVALIAÇÃO
A 16ª Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros foi apresentada no dia 17 de agosto no 4º Fórum ABRAS de Prevenção de Perdas, em São Paulo. O superintendente da Associação Brasileira de Supermercados, Marcio Milan, ressaltou que a pesquisa é importante para o crescimento sustentável das companhias. "É necessário evitar o desperdício de produtos e alimentos nas lojas. Com foco, disciplina e um trabalho diário será possível definir estratégias e ampliar a eficiência das empresas supermercadistas", disse.
O coordenador do Comitê ABRAS de Prevenção de Perdas, Marcos Manea, explicou aos participantes a metodologia da Avaliação, seus resultados, referentes ao ano de 2015 e fez comparação com o último índice de perdas registrado no setor supermercadista de 2,26% ante 2,98% de 2014. "É fundamental o trabalho de identificação das perdas nas empresas. O empresário precisa saber o que está perdendo para buscar tecnologias que possam auxiliar na prevenção", afirmou Manea.
PREVENÇÃO
Do total de respondentes da pesquisa, 65,9% possuem área de prevenção de perdas na empresa. No estudo foram destacados também os recursos tecnológicos mais utilizados atualmente pelos supermercadistas para prevenir as perdas nas lojas: CFTV (monitoramento por câmeras), alarmes de acesso, usos de coletor de dados para a realização de inventário, solução de monitoramento de frente de caixa, usos de coletor no recebimento, software de monitoramento e acompanhamento das perdas, entre outros.
Em relação às atividades adotadas para a prevenção de perdas citadas pelos supermercadistas estão: treinamento para colaboradores, definições das metas de perdas, controles e planos de ações, introdução dos processos mais cuidadosos no recrutamento e seleção e comunicação de prevenção de perdas.
Luciane Mildenberger - Asmat (com informações da assessoria da ABRAS)