ASMAT reforça importância da eliminação de perdas nos supermercados

Leia em 2min 40s

As perdas nos supermercados brasileiros atingiram R$ 6,19 bilhões em 2015, o que representa um índice de 2,26% em quedas anuais, segundo a 16ª Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros. Dentre as principais causas de perdas registradas pelos empresários estão: quebra operacional, furtos externos, furtos internos, erros administrativos, fornecedores e erros de inventário. 

 

Como forma de capacitar supermercadistas e seus colaboradores sobre o assunto, a Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT) realizou o curso presencial de Eliminação de Desperdícios e Perdas, no dia 24 de agosto, em Cuiabá. Participaram funcionários dos Supermercados Himitsu, Residencial e América, além do Assaí Atacadista e Paiol Produtos Naturais, de Cuiabá; e dois representantes do Supermercado Maravilha, de Feliz Natal.   

 

O curso foi ministrado pelas multiplicadoras Maria de Fátima Guedes e Sirlei Branco, capacitadas e certificadas pela Escola Nacional de Supermercados. "Mostramos aos alunos a importância de se identificar, quantificar e eliminar os desperdícios e perdas, levando-se em consideração serem fatores fundamentais nos resultados e lucratividade do supermercado", explicou Maria de Fátima.

 

Segundo ela, se o supermercadista não tiver uma equipe comprometida e engajada vai continuar tendo perdas. "O foco hoje é eliminar as perdas e não apenas reduzi-las. Para isso, é muito importante rever rotinas, planejar, padronizar e envolver todos os colaboradores, que serão os principais fiscais da loja", concluiu a instrutora.
As maiores perdas acontecem nas seções de frutas, legumes e verduras; peixaria; padaria/confeitaria e têxtil.

 

AVALIAÇÃO
A 16ª Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros foi apresentada no dia 17 de agosto no 4º Fórum ABRAS de Prevenção de Perdas, em São Paulo. O superintendente da Associação Brasileira de Supermercados, Marcio Milan, ressaltou que a pesquisa é importante para o crescimento sustentável das companhias. "É necessário evitar o desperdício de produtos e alimentos nas lojas. Com foco, disciplina e um trabalho diário será possível definir estratégias e ampliar a eficiência das empresas supermercadistas", disse.

 

O coordenador do Comitê ABRAS de Prevenção de Perdas, Marcos Manea, explicou aos participantes a metodologia da Avaliação, seus resultados, referentes ao ano de 2015 e fez comparação com o último índice de perdas registrado no setor supermercadista de 2,26% ante 2,98% de 2014. "É fundamental o trabalho de identificação das perdas nas empresas. O empresário precisa saber o que está perdendo para buscar tecnologias que possam auxiliar na prevenção", afirmou Manea.

 

PREVENÇÃO
Do total de respondentes da pesquisa, 65,9% possuem área de prevenção de perdas na empresa. No estudo foram destacados também os recursos tecnológicos mais utilizados atualmente pelos supermercadistas para prevenir as perdas nas lojas: CFTV (monitoramento por câmeras), alarmes de acesso, usos de coletor de dados para a realização de inventário, solução de monitoramento de frente de caixa, usos de coletor no recebimento, software de monitoramento e acompanhamento das perdas, entre outros.

 

Em relação às atividades adotadas para a prevenção de perdas citadas pelos supermercadistas estão: treinamento para colaboradores, definições das metas de perdas, controles e planos de ações, introdução dos processos mais cuidadosos no recrutamento e seleção e comunicação de prevenção de perdas.

 


Luciane Mildenberger - Asmat (com informações da assessoria da ABRAS)

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais