Atender bem os clientes é uma preocupação dos supermercadistas. Com esse objetivo, a Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT) reuniu cerca de 100 pessoas, entre associados e colaboradores, no curso do Movimento Aqui Se Atende Bem. O curso aconteceu no dia 08 de setembro, no auditório da ASMAT, em Cuiabá.
O presidente da ASMAT, Alessandro Morbeck, falou sobre a iniciativa do Movimento Aqui Se Atende Bem. "O curso visa passar aos participantes o quanto é importante o bom atendimento aos clientes. A ideia básica é atender da maneira que você gostaria de ser atendido. Quando se atende com o coração, com vontade, o ambiente da loja fica mais leve e melhor para todos", ensinou.
O curso foi ministrado pelo professor Heleno Celso da Silva, consultor do Sebrae. Segundo ele, quando o cliente se sente satisfeito, consequentemente ele volta e fala bem da empresa. "O bom atendimento vai além de ser educado, que nada mais é do que o dever do atendente. O curso oferece subsídios de como atender bem e encantar os clientes", destacou.
No início do curso, os participantes se apresentaram e falaram qual era o objetivo de estar ali. Muitos disseram que estavam em busca de novos conhecimentos, formas de melhorar o atendimento aos clientes, reciclagem profissional, bem como crescimento pessoal e profissional. Depois, foi entregue a todos uma cartilha com vários tópicos sobre atendimento.
"O atendimento deve ser diferenciado, com emoção. Faça a sua parte. Existe muita diferença entre atender bem, que é a agilidade, a habilidade do vendedor em satisfazer as necessidades e os desejos do cliente, e tratar bem, que refere-se ao calor humano que transmitimos durante o atendimento, como sorrir, ser educado, simpático e prestativo. Os dois devem andar sempre juntos, pois tudo contribui para um atendimento de qualidade", concluiu professor Heleno.
O curso do Movimento Aqui Se Atende Bem foi realizado pela ASMAT, em parceria com a Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD) e o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Mato Grosso (SINCAD-MT).
Fonte: Luciane Mildenberger - ASMAT