A solenidade de abertura da 15ª Convenção e Feira de Negócios para Supermercados e Panificadoras - SuperAgos 2016, reuniu empresários do ramo varejista de todo o Brasil ontem (21) no Centro de Convenções de Goiânia. O evento foi comandado pelo presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Nelson Alexandrino e pelo presidente do Sindipão, Luiz Gonzaga de Almeida, organizadores da SuperAgos.
A cerimônia também contou com a presença da vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Maria de Fátima de Jesus, representando o presidente da entidade, Fernando Yamada,o presidente da Adag, Elisandro Alves Rocha, a superintendente do Procon Goiás, Darlene Araújo, o superintendente do Sebrae em Goiás, Igor Montenegro, do secretário de Estado de desenvolvimento, Luiz Faustino Maronezi e outras autoridades.
Em seu discurso de abertura, o presidente da Agos, Nelson Alexandrino, comentou sobre as dificuldades em realizar a feira e se mostrou otimista com o mercado. "A realização da Superagos é, além de um desafio, uma contribuição para colaborar na superação de turbulências econômicas. Rodadas de negócios e relacionamento integram a programação da feira. O mau momento econômico só significa que nossos expositores precisarão ser mais criativos e eficientes na hora de fechar negócios. O setor supermercadista goiano tem mostrado que em épocas difíceis, redobra as buscas por novidades, diferenciais de competitividade e oportunidades de mercado.", declarou ele.
O presidente da Agos aproveitou sua fala para alertar de um problema enfrentado por todos os empresários varejistas do Brasil, a alta carga de impostos. "A carga tributária bruta paga por pessoas físicas e jurídicas no País cresceu em 2015, passando de 32,42% em 2014 para 32,66% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado. Segundo relatório da Receita Federal, o índice é o maior em dois anos, já quem em 2013 havia sido de 32,67%. Entre os principais fatores apontados pela Receita Federal para a elevação no recolhimento de tributos está a redução do PIB em 3,8%.", disse.
Maria de Fátima, que é também presidente da Associação Tocantinense de Supermercados (Atos) ressaltou a importância da SuperAgos em um momento de expectativas de retomada de crescimento. "É uma ótima oportunidade para os empresários do setor conhecerem as últimas tendências em produtos e serviços do varejo e realizarem bons negócios. Parabenizo o presidente Nelson Alexandrino por mais esse grande evento."
Ela também falou das pesrpectivas de crescimento para o setor este ano. "Estamos otimistas em relação aos novos rumos que o País está tomando e acreditamos que o Brasil voltará a crescer. Nossas expectiavas se voltam agora para o período do final do ano, momento de maior venda do setor supermercadista e não iremos medir esforços para garantir o melhor para os nossos clientes. A ABRAS projeta crescimento de mais de 4% nas vendas de 2016."
A SuperAgos 2016 teve patrocínio do Arroz Cristal; Projetos Especiais do Sebrae; apoio do Sebrae, do Governo de Goiás, através da Secretaria de Desenvolvimento (SED), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de Goiás (Sindipão) e do Sindicato de Hotéis Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Goiás (SindHorbs).
Redação Portal ABRAS/AGOS