Cerca de 264 toneladas de lixo foram retiradas da Rocinha, pelo projeto De Olho No Lixo, entre maio e setembro deste ano. Fruto da parceria entre a Associação de Supermercados do Estado do Rio (ASSERJ), Secretaria estadual de Ambiente (SEA) e a ONG Viva Rio, o projeto tem como objetivo diminuir a quantidade de detritos no local, transformando lixo em oportunidades e consciência ecológica.
O trabalho consiste no recolhimento e na identificação das principais fontes de resíduos despejados diariamente nos rios e canais da comunidade, onde o serviço de limpeza urbana não alcança. A partir daí são implantadas uma série de ações, como mapeamento para gestão de resíduos e detritos sólidos, além do aperfeiçoamento do sistema de coleta de lixo. Após isso os resíduos são direcionados a projetos sustentáveis na favela, como o Funk Verde e o Eco Moda.
O centro Funk Verde transforma resíduos em instrumentos musicais. Garrafas pet e tampinhas de alumínio viram pandeiros, garrafas plásticas passam a ser chocalhos, câmaras de ar de bicicletas viram faixas que sustentam os instrumentos. Tudo isso a disposição da comunidade, que oferece oficinas de músicas gratuitas. Já os resíduos têxteis são encaminhados para o núcleo de EcoModa que promove oficinas de reaproveitamento deste material, através da criação e customização de peças de vestuário e acessórios.
O presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz destaca a importância do projeto "É muito gratificante fazer parte de um projeto que funciona de verdade. É maravilhoso chegar na Rocinha e ver a quantidade de resíduos que estão sendo retirados da comunidade, para que os moradores tenham uma melhor qualidade de vida "- destaca.
De acordo com a entidade, em breve será criado um centro de triagem de resíduos e educação socioambiental, para otimizar a seleção e o reaproveitamento do lixo. A intenção do projeto é se estender para outras comunidades do estado. Clique aqui para mais informações.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASSERJ