Após vários diagnósticos e testes, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) através do seu Comitê Comercial e em parceria com a GS1-Brasil e a empresa Simplus, elaborou o Projeto Cadastro 100%. O objetivo é garantir que a base de cadastro de produtos do varejo seja continuamente atualizada com informações e imagens precisas e de alta qualidade, por meio de um processo automático, padronizado e centralizado. Trata-se de uma ação inovadora no mercado nacional.
A plataforma atende tanto as empresas supermercadistas como fornecedores gerando um cadastro único, centralizado e que pode ser compartilhado por todas as redes supermercadistas participantes. O cadastro único deverá contar com cerca de 60 mil itens. A apresentação do projeto foi feita durante reunião do Comitê da Acats, em Florianópolis.
A plataforma desenvolvida pela empresa Simplus de Joinville proporciona uma série de vantagens aos seus usuários, como a maior velocidade no cadastro e lançamento de produtos, o acesso ao portfólio completo de produtos do fornecedor, a eliminação das fichas de cadastro, maior agilidade nos processos de recebimento de produtos e faturamento; ter as informações fiscais e códigos de barras validados, para total conformidade com a legislação vigente, contar com a redução de custos logísticos e operacionais com pesos e medidas acurados e com imagens de alta qualidade para todos os usos, on-line e off-line além de ter um rígido processo de Garantia da Qualidade com informações 100% validadas, completas e precisas.
O diretor executivo da Acats, Antonio Carlos Poletini, acredita que a nova solução empresarial proposta pela entidade tem tudo para ser plenamente aceita pelo mercado. "A adesão garante a simplificação de vários processos, principalmente a criação de um cadastro único de produtos que poderá ser compartilhado por todos. Na situação atual, cada empresa supermercadista precisa manter um cadastro para cada produto. Com o Projeto Cadastro 100%, o produto será cadastrado uma só vez e suas informações valem para todas as empresas. Haverá um ganho significativo de custos e a contrapartida de novos mecanismos de controle e com segurança total para as informações".
Wellington Machado CEO da empresa Simplus, que desenvolveu a solução, explica que ela considerou um processo único, a partir de padrões internacionais de classificação e organização de dados, disposição, medição e pesagem de produtos. "A partir disso, agregamos ao processo nossa experiência e know-how sobre as exigências e particularidades do mercado nacional. Desenvolvemos também uma plataforma de última geração que nos permite ter escala e alcançar um padrão de qualidade e eficiência".
Fonte: Assessoria de Comunicação da ACATS