Supermercadistas, fornecedores e convidados comemoraram os 30 anos da Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT) e o Dia Nacional do Supermercado no dia 18 de novembro, no Buffet Leila Malouf, em Cuiabá. Na oportunidade foi feita a entrega da premiação aos vencedores da eleição dos fornecedores do ano de 2016, bem como vários sorteios de brindes e pacotes de viagem para Florianópolis, Maceió e João Pessoa aos presentes.
Durante o discurso de abertura o presidente da ASMAT, Alessandro Morbeck, destacou que o setor começou o ano com algumas incertezas políticas e econômicas, que acabaram refletindo nos negócios, no entanto, a partir do final do primeiro semestre as vendas passaram a mostrar recuperação em relação ao ano passado .
"O resultado de setembro foi até um pouco além do que o setor supermercadista esperava e, com isso, devemos ter um resultado melhor de nossas vendas para os próximos meses, em relação ao que era previsto inicialmente. Estamos otimistas, a expectativa nacional é de que o fechamento do ano registre algo em torno de 1,0%", afirmou o presidente.
Ele lembrou ainda que no decorrer do ano a ASMAT realizou diversas ações expressivas para o segmento supermercadista. "O mais importante foram as reuniões com a diretoria da Associação com o propósito de unir e fortalecer cada vez mais o setor, buscando solucionar as possíveis dificuldades em conjunto. A partir da união dos associados tudo se torna mais fácil", enfatizou Alessandro.
Dentre as ações o presidente da ASMAT citou algumas, como as liminares conseguidas na Justiça contra leis que estavam prejudicando o funcionamento dos supermercados; a assinatura de convênio com o Procon de Cuiabá para redução de até 90% nas multas e conversão da pena em pagamento de mercadorias; os cursos de capacitação, que treinaram mais de 500 colaboradores que trabalham nos supermercados; e a adesão ao Movimento Aqui Se Atende Bem.
Por fim, ele lembrou que neste momento a Associação, em parceria com outras entidades do Comércio, está em plena discussão com o Governo do Estado sobre a temida reforma tributária que deverá ser implantada a partir do ano que vem. "Somos contra qualquer aumento de imposto aos empresários supermercadistas. Nesses 30 anos, a ASMAT tem feito um trabalho constante para fortalecer a associação, unir os supermercadistas e torná-la cada vez mais representativa em Mato Grosso", concluiu Alessandro.
Fornecedores de 2016
Por meio de eleição, os supermercadistas associados da ASMAT escolheram os Fornecedores de 2016 nas categorias indústria, distribuidor e representante comercial que se destacaram no ano. Os critérios utilizados foram: qualidade de seus produtos, eficiência das promoções e propagandas, pontualidade das entregas, atendimento e apelo dos produtos junto ao consumidor final.
Pelo segundo ano consecutivo e terceiro alternado a SE Distribuidora foi eleita como melhor distribuidora de Mato Grosso. Os diretores da empresa, Paulo Barbiere (Comercial) e Márcia Lopes (Administrativo) destacaram que a conquista do prêmio é resultado do equilíbrio de todas as partes dentro da empresa.
"Prezamos pelo trabalho em equipe entre diretores, funcionários, fornecedores, transportadora, logística, promotoras de venda, entre outros envolvidos, e ficamos muito felizes pelo reconhecimento dos parceiros", ressaltou Paulo. Para Márcia, a confiança entre as partes também é fundamental para o sucesso da empresa e o bom entendimento entre todos.
Também foram eleitos fornecedores do ano a Solar Coca-Cola, na categoria Indústria, e Jean de Azevedo, representante comercial da Yoki Alimentos. Segundo o gerente Comercial da Solar Coca-Cola, Rogério Oliveira, a vocação da empresa é a prestação de serviço, que está arraigada no seu DNA.
"Estamos muito felizes de recebermos por mais um ano o reconhecimento do nosso trabalho, que é a prestação de serviço", disse Rogério. Já Jean, comemorou por ter recebido o prêmio pela primeira vez, depois de ficar entre os três primeiros por vários anos. "Fiquei muito feliz pela confiança dos parceiros em escolher meu nome", finalizou.
O resultado completo da eleição está disponível na ASMAT para conferência. O evento contou com o patrocínio das empresas Excelência Carnes Suínas, SE Distribuidora, Solar Coca-Cola, Norte Sul Real, AMAD (Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores), SINCAD-MT (Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Mato Grosso), Nestlé Brasil, Urbano Agroindustrial, Açucar Itamarati e Marombi Alimentos, e apoio da Heineken.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Luciane Mildenberger