O desempenho de vendas do setor supermercadista catarinense voltou a ser positivo em relação ao mesmo mês do ano passado, com +2,97%, o melhor resultado nos últimos quatro meses. A característica deste ano de 2016, segundo os levantamentos mensais feitos pela Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), são as oscilações dos índices. Novembro de 2016 ficou abaixo de outubro (-1,17%), porém no acumulado do ano (janeiro-novembro) o índice se mantém positivo pelo terceiro mês consecutivo, agora com +1,19%.
Os índices foram deflacionados pelo IPCA. Participam da pesquisa da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) empresas de todos os portes e regiões catarinenses.
O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes, acredita que o resultado de novembro é um bom indício para o setor, que pode estar recuperando, embora de maneira muito suave, a tendência de um novo ciclo de crescimento.
Segundo o dirigente, o setor supermercadista gera o abastecimento de cerca de 85% das necessidades em alimentos, higiene e limpeza da população. A cada dia 25 milhões de brasileiros buscam as lojas de supermercados para se abastecerem de produtos, segundo estimativa da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).
Otimismo
A perspectiva do final de ano é otimista, de acordo com empresários do setor. A pesquisa sobre intenção de compras de produtos típicos da época de festas realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) indicou que 71% das empresas compraram mais produtos do que no mesmo período de 2015, em cerca de 9% na média das respostas, que sinalizou índices variando entre 5% e até 20%. Para 14% dos entrevistados, a preparação de final de ano teve as mesmas quantidades de 2015 e só 7% indicaram que compraram a menos, enquanto 8% não responderam.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ACATS